10 dicas sobre como desenvolver a criatividade nas crianças

0 884

Algumas dicas podem nos ajudar a compreender como desenvolver a criatividade em nossos filhos. E sobre isso trataremos nesta publicação. Sabemos que as crianças são criativas inatas. Adoram explorar e descobrir seu entorno. Surpreendem-nos a todo momento com suas descobertas. No entanto, se não cultivamos essa habilidade, pouco a pouco a perderá.

É certo que as crianças precisam de pouco, de muito pouco mesmo, para se divertir. Somos nós os pais que acreditamos que se entediam rapidamente e acabamos comprando um e outro brinquedo. Para a criança, a imaginação é o combustível da brincadeira. Por exemplo, pode passar horas brincando com uma caixa de papelão, que pode se tornar qualquer coisa que sua mente queira: um avião, um carro, um barco…

Seja um modelo de criatividade

Seja um modelo criativo para seu filho, tanto na forma de pensar como de fazer as coisas. Lembre-se de que, se diante dele você vê apenas televisão, ao final, é isso que aprenderá. Agora, se você apaga a televisão e se diverte com ele, entrando em seu universo de magia e fantasia, seu filho conseguirá manter a criatividade sempre presente.

Uma das possibilidades é desenhar espaços de jogos criativos para fomentar o desenvolvimento da criatividade nas crianças.

Favoreça o tempo livre para a criatividade

Deixe tempo livre para a criatividade, preparando atividades que desenvolvam a imaginação. Hoje em dia os brinquedos dão tudo mastigado para a criança. Ao final, pouco necessita pensar, ou usar a imaginação. Sempre que possível, brinque com ele de coisas distintas que requeiram, exclusivamente, o uso da imaginação.

Demonstre interesse

Mostre interesse pelo que faz. Não se esqueça de elogiar as ideias criativas e inesperadas. Essa é uma das melhores maneiras de motivá-lo a seguir sendo criativo.

Receba suas ideias com interesse

Não deboche nem ria de suas ideias, por muito descabeladas que nos pareça. As crianças dizem cada coisa! No entanto, para elas são coisas possíveis e reais. Logo, ainda que nos pareça pura fantasia, ajudemo-las a realizá-las.

Responda às perguntas das crianças

Deixe que a criança lhe faça perguntas para satisfazer sua curiosidade e aprender coisas novas. Seja paciente! Busque dar respostas justas e concisas sobre o que deseja saber. É assim que vai aprendendo mais sobre o mundo.

Estimule a criatividade com ideias e materiais necessários

Facilite ideias e materiais para estimular a criatividade. Atividades artísticas e manualidades podem ser muito úteis para que nossas crianças possam colocar em prática sua criatividade. Por exemplo, junto com seu filho, transforme uma caixa de papelão em um avião, ou uma caixa de papelão em uma casinha de bonecas. Com um pouco de criatividade é possível. No nosso site, e pela internet, há um monte de tutoriais de atividades interessantes para você se divertir com seu filho.

Ajude-o a pensar criticamente

Ajude-o a pensar criticamente sobre as tarefas que está realizando. Enquanto a desenvolva, tenha curiosidade por saber o processo. Faça-lhe perguntas, motive-o a observar se o que está fazendo é o correto e o levará ao resultado desejado.

Favoreça um entorno rico em experiências

Proporcione-lhe novas experiências para que possa ele mesmo ser o observador e o descobridor. Não dê tudo mastigado a seu filho. Permita que ele possa descobrir a relação de causa-efeito das coisas por ele mesmo. Seja apenas seu guia.

Proponha atividades desafiantes

Proponha atividades com metas e objetivos que sejam capazes de conseguir, mas que, ao mesmo tempo, custem o esforço suficiente, como para que sintam prazer ao terminá-las. Considere sua idade, seus gostos, suas capacidades. Propor o que sabe que a criança não vai cumprir apenas gerará estresse e frustração.

Limite o tempo das atividades passivas

Limite o tempo em atividades passivas, como por exemplo, videogame, televisão ou tablets. Não está bem deixar a criança tanto tempo assim, sem atividade recreativa. Muitas vezes deixamos que o tempo da criança se estenda diante da televisão porque sabemos que é um momento em que está em silêncio e quietos. Assim temos tempo de arrumar algo na casa, preparar a comida, ou resolver algum que outro problema. A longo prazo, o prejuízo para criança que passa tanto tempo em atividades passivas é muito grande, tanto físico como psicológico.

Não duvide em dedicar parte de seu tempo a estimular a criatividade em seus filhos, desenvolvendo uma série de brincadeiras legais.

* Foto: Fmdos

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.