Criação com ApegoDisciplina PositivaEducação EmocionalSER PAIS

3 regras para criar filhos inteligentes emocionalmente

Filhos inteligentes emocionalmente

Vamos sempre batendo na tecla que, muito mais que saber um milhão de recursos e ferramentas para lidar com nossos filhos, é preciso refletir sobre uma educação emocional. Queremos filhos bem educados, que não façam birras, que não batam, que digam a todos “desculpa” e “por favor”. Mas deveríamos, sobretudo, querer filhos inteligentes emocionalmente. Querer filhos que saibam identificar corretamente suas emoções e que aprendam como administra-las corretamente. Compartilho o texto da psicóloga Márcia Tosin: 3 regras para criar filhos inteligentes emocionalmente.

3 regras para criar filhos inteligentes emocionalmente

Quando há tanta gente cheia de certezas sobre educação de filhos, eu te garanto: Não há uma fórmula única e definitiva para educar bem. A melhor forma de educar é a que faz a família se sentir bem.

Mas eu te digo que se você seguir essas três regrinhas da Criação Neurocompatível, você vai fazer um ótimo trabalho:

1. Hábitos: Tenha uma boa alimentação e gaste menos do que você ganha.

2. A infância do seu filho se comunica com a sua infância. Olhe pela perspectiva da criança. Todo humano que pisou nessa terra busca naturalmente a conexão. Não siga regras dos outros. Com respeito e carinho qualquer ser-humano se conecta. Todas as respostas estão dentro do seu coração, aprenda a escutá-lo. Eleve a sua criança e procure as respostas no amor dentro de você, não nos outros. Ninguém ama mais seu filho do que você.

3. Seja otimista. Aja positivamente no que toca aos problemas, ensine a superar. Um pai que dá muitos beijos não quer dizer que não mostre limites, mas que sabe que os filhos se alimentam das nossas emoções. Eles precisam de pais felizes, que não sofram stress desnecessário (aqui vale a regra: “se você fosse morrer daqui um mês, esse problema seria importante?”), que não vejam problemas em tudo e que saibam que são imperfeitos… para que eles cresçam sabendo que também podem ser.

O resto é só aprimoramento e juntos, a gente chega lá. 💞💞💞

* Texto da psicóloga Márcia Tosin (@criacao_neurocompativel)

Educação Emocional

Na seção Educação Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do desenvolvimento da inteligência emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Descubra mais:

Posts relacionados

25 formas de acalmar uma criança

Use as palavras para construir, não para ferir

Criatividade é a emoção feita realidade

O excesso de controle cria crianças submissas e rebeldes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *