5 frases que nunca deveríamos dizer a nossos filhos quando choram

0 594

Como pais, muitas vezes, tendemos a educar nossos filhos sempre desde nossa mirada de adultos. É difícil conseguirmos nos colocar no lugar deles. Tendemos a não tolerar quando choram, mostrando sua tristeza, raiva ou frustração. Acreditamos que o seu problema é pequeno e insignificante. Para acabar com o choro, acabamos por dizer coisas que não ajudam a transformar essa criança em um sujeito emocionalmente inteligente. Para isso deveríamos aprender a desenvolver a empatia, colocando-nos a seu nível e aprendendo a escutá-los ativamente. Enfim, há frases que nunca deveríamos dizer a nossos filhos quando choram.

Frases que nunca deveríamos dizer a nossos filhos quando choram

Para de chorar

Quando dissemos isso a nossos filhos, estamos ensinando-lhes a reprimir suas emoções e provocando que o choro se transforme em algo ruim. Sem nos darmos conta, tiramos a importância do que sentem. Minimizamos seus sentimentos e emoções.

O mais provável é que, quando adultos, não saibam expressar suas emoções adequadamente, pois internalizaram a mensagem de que chorar é algo negativo. Logo, se não se autoconhecem, dificilmente saberão ser solidários com os demais.

Para evitar isso, é importante que demonstremos interesse pela razão de seu choro. Perguntemo-lhes o que passa e ajudemo-los a encontrar uma solução para esses momentos de tristeza e de angústia. Tenhamos em conta de que, se para nós pode ser algo simples e sem importância, para eles é o motivo de sua dor.

Vou te bater para ter um motivo de verdade para chorar

Segundo pesquisas da Organização Mundial de Saúde, crianças, que recebem ameaças e castigos físicos em lugar de ser escutados e atendidos, são mais propensos a sofrer problemas de comportamento e receber abusos físicos e psicológicos.

As vítimas desses tipos de maus-tratos podem chegar a desenvolver, na fase adulta, transtornos como depressão, obesidade e, inclusive, cair no consumo de drogas e/ou álcool.

Não eduquemos nossos filhos com palmadas, muito menos quando choram. Mostremo-lhes seu carinho, atenção, compreensão quando sintam tristeza, medo ou raiva.

Recomendamos que leia o post abaixo:

Meninos não choram

O choro é uma expressão de pessoas, não tem a ver com sexo. Devemos deixar que tanto meninas como meninos expressem seus sentimentos por igual. Ensinar o contrário, privando os meninos de mostrar suas emoções, é inculcar-lhes uma ideia machista. O que conseguimos é que acumulem amargura e tristeza que carregaram por vida. Em muitos casos, essas feridas emocionais são notadas na fase adulta.

Motivemos nossos filhos a expressarem seus sentimentos sem que sintam vergonha de fazê-lo. Pratiquemos a escuta ativa. Busquemos escutá-los com atenção. Meninos e meninas merecem ser atendidos por igual.

Não seja um exagerado

Com esta frase tiramos toda a importância dos sentimentos vivenciados por nossos filhos. Eles acabam por perder a confiança em quem mais deveriam confiar: os pais. Se, no lugar de consolá-los e que se sintam compreendidos, reprimimos seus sentimentos com esse tipo de comentários, passamos a mensagem de que não sabemos compreendê-los. Pode ser que, quando ocorra algo grave, não busquem nossa ajuda. Isso porque acreditam que não sabemos escutá-los, que o que tem a dizer não é importante para nós.

Para evitar que isso ocorra, mostremos todo o interesse por seus problemas. Independente do que tenha ocorrido, escutemo-los. Juntos podemos encontrar alguma solução para seus problemas. Sejamos o ombro que necessitam para desafogar.

Vai chorar em outro lugar, longe de mim

Imagine que alguém ignore nossa raiva ou a minimize, ignore nossa tristeza ou, mesmo, nossa felicidade. Não gostaríamos, não é mesmo? Eles também não. Ao escutar essa frase, as crianças, automaticamente, pensam que não podem contar com o apoio de sua família. Acabam por acreditar que não tem o respaldo das pessoas que mais amam no mundo, os pais.

A compreensão, amor e empatia serão a motivação para que nossos filhos aprendam a expressar suas emoções que, sem dúvidas, é algo fundamental para construir um mundo melhor.

Visto em @Babadun

Recomendamos que leia também os seguintes posts:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.