Educação EmocionalSER PAIS

7 brincadeiras para educar crianças emocionalmente fortes

brincadeiras para educar criancas emocionalmente fortes

Muitas vezes, quando pensamos em atividades e brincadeiras para as crianças, tendemos a buscar aquelas que trabalhem suas capacidades cognitivas e motoras. Deixamos de lado, quase que completamente, o desenvolvimento de suas emoções e autocontrole. Na realidade, é importantíssimo que nossas crianças aprendam a identificar seus sentimentos e desenvolvam estratégias para solucionar os problemas de maneira equilibrada. 

Há brincadeiras que são ideais para educar crianças emocionalmente fortes, que ensinam como regular as emoções. Veja 7 delas:

1. Fazer bolhas de sabão

Embora seja uma atividade muito simples que toda criança faz muitas vezes na infância, soprar bolhas de sabão melhora a capacidade pulmonar, estimula o controle sobre a respiração e consegue que a criança relaxe. 

Para fazer bolhas de sabão são necessários um pouco de sabão de lavar pratos e água. Ah, e um canudo, claro! Daí é só brincar e se divertir.

2. Sou uma bola 

Para ajudar a criança a relaxar e aprender a regular suas emoções, convide-o a imaginar que é um balão que infla e desinfla lentamente. A chave está em que a criança respire de forma suave e profunda, para que libere a energia contida, enquanto coloca em prática a técnia. Para que a brincadeira seja divertida, você pode sugerir que abra os braços quanto inspire o ar e feche quando expire.

3. Imitando uma tartaruga

Como sabemos, a tartaruga se esconde em seu casco quando busca tranquilidade ou para se proteger. Quando o faz, observa tudo que está ao redor, sem fazer barulho. Então, para imitar a tartaruga, a criança deve começar a respirar lentamente, como faz uma tartaruga, inspirando o ar pelo nariz e soltando-o pela boca. Essa brincadeira ajuda a regular as emoções, ao mesmo tempo que estimula a concentração e relaxa as tensões.

4. O robô e o boneco de pano

A brincadeira consiste em, num primeiro momento, imitar os movimentos rígidos de um robô, mantendo em tensão os músculos e falando de forma mecânica. Depois, a criança relaxa os músculos ao máximo para se tornar um boneco de pano. Essa é uma excelente forma de a criança entender que, em momentos de raiva, relaxar os músculos pode ajudar a controlar melhor as emoções.

5. O lobo dos três porquinhos

O vilão do clássico dos contos infantis, Os três porquinhos, pode dar uma lição às crianças de como respirar. O lobo, para tentar derrubar cada uma das casas dos três porquinhos, sopra com força. A criança também pode fazer o mesmo. Reúna objetos de pesos distintos e convide a criança a soprar com força par atentar movê-los na superfície em que se encontram. Por exemplo, ofereça à criança soprar uma bola, uma caneta e uma folha de papel. Essa brincadeira promove um estado de relaxação, ao mesmo tempo que reduz a ansiedade através da respiração.

6. A chegada da primavera

Essa brincadeira é perfeita para ajudar a criança a aprender a relaxar e também estar em contato com a natureza. Como? Comece explicando à criança: “Estamos no final do inverno e você tinha se transformado em um bloco de gelo, mas a primavera está chegando e, pouco a pouco, o gelo se derreterá para se transformar em uma preciosa planta.” Dessa maneira, a criança entende que, tal como se fosse um bloco de gelo, completamente rígido, e, pouco a pouco, irá relaxando os músculos.

7. A formiga e o leão

Essa é uma brincadeira muito entretida que encantará a criança. A criança aprende a respirar de forma profunda, o que a ajuda a ganhar autocontrole. Basta que primeiro você peça que respire como faria um leão bravo. Logo, que respire como se fosse uma formiga, um animalzinho pequeno que apenas se vê caminhar no chão. 

Educação Emocional

Na seção Educação Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do desenvolvimento da inteligência emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Descubra mais:

Posts relacionados

Benefícios da dança para as emoções e condutas da criança

Mostre a seu filho estas 8 coisas boas para imitar

Como cultivar a autoestima de uma criança?

O Monstro das Cores, melhor livro infantil sobre as emoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *