8 conselhos básicos antes de comprar material Montessori

0

Cada vez mais famílias tem buscado informação para começar a aplicar o Método Montessori em casa. Em geral, começamos estabelecendo o ambiente preparado, organizando um quarto montessoriano para nossos filhos.

Claro, aplicar o método Montessori vai além da cama colocada próxima ao chão, da presença de um espelho ou da barra.

Para aplicar a filosofia Montessori em casa, é fundamental ter em conta a forma de entender as crianças. Para isso, tenha em conta 4 conselhos:

  1. Fale com seu filho como gostaria que falassem com você. Explique-lhe com carinho as consequências naturais de suas condutas, ou deixe que ocorram por si mesmas. Não o ameace ou premeie para tentar modificar seu comportamento. Trate-o com respeito, falando-lhe desde sua altura e sendo compreensiva com ele.
  2. Não ajude quando não é preciso. Deixe que a criança se esforce e consiga as coisas por ela mesma.
  3. Ambiente preparado na casa que facilite sua autonomia. Percorra sua casa adotando a altura de seu filho. Pense soluções que sejam úteis para que ele mesmo possa comer, se vestir, brincar de forma autônoma, sem necessidade de pedir ajuda.
  4. Dê exemplo com suas condutas. Mostre-se respeitosa e paciente com as outras pessoas e com seu entorno. Atitude positiva diante dos problemas.

Se você colocar em prática esses 4 conselhos em seu dia a dia, já está implementando a filosofia Montessori em casa. Para isso, lembre-se, primeiro deve começar por sua transformação interna. Cultive a paciência, o ritmo de vida tranquilo, a serenidade e aprenda a controlar a raiva e a ira.

Material Montessori é uma ferramenta, não um brinquedo

O material Montessori foi desenhado cientificamente para um contexto experimental dentro da sala de aula, tendo em conta os interesses das crianças e sua etapa evolutiva. Logo, os materiais Montessori não são brinquedos. Mais bem, se trata de ferramentas para desenvolver o conhecimento e o pensamento abstrato da criança.

Dentre os benefícios desses materiais Montessori estão o trabalho de muitas habilidades como a coordenação motora fina. Também favorece a autonomia e a liberdade de movimento da criança.

Ao aplicar o método Montessori em casa, muitos pais se perguntam se devem comprar os materiais. Tenha em conta de que são importantes, mas não fundamentais. Primeiramente, isso depende da implicação que os pais tenham no processo de aprendizagem da criança no lar. Em segundo, os materiais são caros e ocupam espaço. São muitos e variados.

Então, se você quer complementar a aprendizagem tradicional com uma aprendizagem Montessori, tenha em mente comprar alguns materiais que favoreçam o desenvolvimento de seu filho. Mas antes, atente aos conselhos abaixo

8 conselhos básicos antes de comprar material Montessori

  1. Formação básica sobre a ordem de uso dos materiais e as habilidades prévias requeridas na criança para sua apresentação.
  2. Formação sobre a forma de apresentação do material
  3. Treine sua habilidade de observação (estritamente objetiva e sem julgamentos) durante um tempo, para aprender a reconhecer seus períodos sensíveis.
  4. Pense se a criança domina as atividades de vida prática antes de começar com material de outras áreas.
  5. Prepare algumas estantes onde colocar o material à sua altura.
  6. Fabrique os materiais que não puder comprar. Pense que habilidade desenvolver (volume, geometrias, estimular o olfato, estimular o tato, conhecer as partes das plantas…) e pense que outro material caseiro ou atividade poderia cumprir os mesmos objetivos.
  7. Faça uma planificação dos materiais que quer comprar e dos que vai fabricar para que tudo siga em ordem. Por exemplo, pode fazer um pressuposto de 100 reais ao mês para ir fazendo uma caixa. Se for pouco a pouco, poderá ter os materiais Montessori a médio prazo.
  8. Tenha em conta de que tipo de colégio vai levar seu filho, antes de tomar qualquer decisão.

Fique claro! Se você não tem materiais Montessori em casa, não significa que não possa preparar um ambiente de inspiração Montessori, integrando a criança à família, tornando-o partícipe e colaborador nas tarefas do lar, colocando à sua disposição uma série de atividades sensoriais e manipulativas para que possa aprender e desenvolver suas capacidades.

* Visto em PequeFelicidad

Manualidades com tema unicórnio para crianças

Clique na imagem abaixo e divirta-se fazendo várias manualidades incríveis com seus filhos!manualidades-unicornio-para-criancas-02

você pode gostar também

Comentários

Loading...