arvore das vogais montessori

A árvore das vogais Montessori é um recurso didático muito útil para ajudar as crianças a desenvolver as habilidades de pré-leitura, misturando as letras.

Como usar a árvore das vogais Montessori

Comece por colocar uma consoante do alfabeto móvel, como a “r”, diante da “a”. Diga “ra” à criança.

Desça pelo tronco, acrescentando consoantes a cada vogal, até que demonstre como se podem realizar múltiplas combinações, como: “re”, “ri”, “ro” e “ru”. Ao terminar a apresentação, deixe que a criança participe.

Coloque à sua disposição uma quantidade limitada de consoantes. À medida que manipule, corretamente, as primeiras consoantes, pode ir acrescentando novas. Quando já domine esse processo, pode passar ao seguinte.

Comece a selecionar qualquer consoante para que a criança possa criar suas próprias combinações e, assim, formar palavras.

Depois de trabalhar com as combinações de palavras, a árvore das vogais Montessori, pode ser utilizada para a pré-leitura. Pode-se acrescentar uma “n” ao final da vogal para formar uma palavra “ran”. Não é tão importante criar palavras concretas, mas sim aprender os sons do alfabeto fonético corretamente.

* Visto em Educación Montessori

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

Tábua de grafomotricidade fácil de fazer

Atividade para aprender as letras do nome próprio usando pregadores

Explorando o alfabeto com materiais naturais

Pareamento de letras do alfabeto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *