Educação InfantilMétodo MontessoriSER CRIANÇA

A concentração em Montessori

concentracao em montessori 01

Em Montessori, cada atividade realizada pela criança, requer concentração. Para que ela consiga desenvolver sua atenção plena na tarefa que está fazendo, é preciso proporcionar-lhe o tempo e o espaço para trabalhar sem interrupção. É através da repetição e da prática, em um ambiente adequado, silencioso e a seu ritmo que a criança absorve o conhecimento de forma eficaz.

Para ajudar nossos filhos a desenvolver a concentração em casa, podemos seguir alguns tópicos, tal como descrito no blog Aprendemos con Mamá.

Tópicos importantes para a concentração em Montessori

O respeito: Para começar a fomentar a concentração é importante entender as necessidades da criança. Assim como os adultos precisam de tempo e espaço para se concentrar, nossos filhos também o necessitam. Respeite a necessidade de seu filho de descobrir coisas por si mesmo sem a necessidade de corrigir, elogiar ou interferir em seu trabalho.

O tempo: No ambiente Montessori, rara vez se interrompe uma criança enquanto se concentra em seu trabalho. Em momentos em que as interrupções devem prevalecer, é ideal para que seu filho saiba algo como antecipação, para proporcionar a seu trabalho o respeito que merece. O “trabalho” de seu filho é importante.

A escolha: Observe os interesses de seu filho para que possa guia-los na extensão de sua concentração. Por exemplo, se seu filho gosta de verter, proporcione-lhe uma opção: “Vejo que você gosta de verter coisas. Gostaria de verter arroz ou água hoje?

O modelado: Nossos filhos observam cada movimento que fazemos. Ao exagerar nossos próprios esforços para concentrar-nos, motivamos nossos filhos a levar a sério a tarefa da concentração.

A repetição: Quando seu filho completa uma atividade, anime-o a que tente de novo ou que pratique a habilidade que está desenvolvendo com um material diferente. Por exemplo, se seu filho está trabalhando uma adivinhação, anime-o a que o complete de novo ou que realize outro. Dessa maneira, exercita sua capacidade de concentração na resolução de problemas.

A ordem: O espaço Montessori está ordenado e tem um lugar para cada coisa. Crie um espaço em seu lar onde seu filho tenha acesso às diversas atividades. Criar um sentido de ordem guiará seu filho em seus esforços por organizar seu pensamento e desenvolver a habilidade de concentração.

O ambiente: Nosso mundo moderno está cheio de superestímulos. Desde iPads até atividades extraclasses, nossos filhos estão expostos a uma abundante estimulação sensorial. Para criar um aprendizado efetivo no entorno é importante criar um espaço calmo que esteja isento de distrações.

Enfim, podemos proporcionar a nossos filhos um ambiente propício para o desenvolvimento da concentração. Se o conseguimos, permitimos que aprendam a perseverar, resolver problemas e conhecer conceitos e tarefas mais complexas como base para o aprendizado para toda a vida.

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

Observando as cores das borboletas

Transferência de líquido com conta-gotas

Primeiro contato com a torre rosa Montessori

Cartões de três partes O Monstro das Cores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *