A curiosidade abriu mais livros do que matou gatos

0 83

A curiosidade abriu mais livros do que matou gatos. Essa era a frase que convidava as pessoas a entrarem em uma livraria da cidade onde vivemos. Sua mensagem é clara e mais correta impossível. A curiosidade é o estímulo para a leitura. Toda vez que abrimos um livro e começamos a ler somos movidos pela curiosidade de saber a história que esconde em suas páginas.

E não há dúvidas de que o incentivo da leitura deve começar desde os primeiros meses de vida da criança. Lembremos que o bebê tem uma curiosidade inata. É a partir de seu desejo de conhecer o mundo que buscará recursos para explorá-lo com todos os sentidos.

A curiosidade é o estímulo para a leitura

Se toda criança é curiosa por natureza e a curiosidade é o estímulo para a leitura, por que meu filho tem 6 anos e não gosta de ler? Talvez o melhor fosse você se perguntar quantos livros seu filho abriu e manuseou antes de chegar a essa idade. Infelizmente a maioria das crianças só pegam livros quando estão na escola e sempre sob o controle da professora. Na maioria dos lares brasileiros, as crianças não são expostas aos livros antes de chegar à escola. E isso é triste e grave ao mesmo tempo.

Triste porque o mundo da criança seria muito mais colorido folheando páginas e páginas de livros. Já lhes contei aqui que Laura e eu ganhamos da minha madrinha o livro Histórias de ninar para garotas rebeldes. Vira e mexe estamos lendo algumas de suas páginas. Ultimamente minha filha está apaixonada pela história da escritora Jane Austen. Enche-me de orgulho ver que, com apenas 2 anos, se interessa pelas mais diversas histórias. Ama sua enciclopédia Larrousse sobre o Planeta Terra, como ama ler histórias de grandes personagens do nosso mundo, como Malala Yousafzai ou Frida Kahlo.

Deixo aqui algumas indicações das leituras preferidas de Laura:

É grave porque, pouco a pouco, matamos a curiosidade inata de nossas crianças. Essa curiosidade somente pode aflorar quando nós nos tornamos capazes de fomentar seu desenvolvimento. É complicado quando, já aos 6 anos, temos que estar nos indagando por que nossos filhos não gostam de ler.

Como propiciar um entorno rico em leitura

Presentear a criança com livros

Toda vez que vai a um aniversário de criança, o que sempre lhe vem em mente? Que brinquedo comprar? Raramente alguém se lembra de comprar livros. Deveríamos ser mais ousados. Se nos déssemos conta de como a carinha da criança se ilumina quando ganha um livro, esse seria uma das sugestões de presentes mais levadas em consideração por todos nós. Portanto, se tem a oportunidade, compre um livro e dê de presente a uma criança.

Monte uma biblioteca em casa

Aqui em casa os livros estão muito presentes. Já lhes contei como montamos a pequena biblioteca infantil da Laura. Explicar e ler contos desde pequenos ajuda nossos filhos no desenvolvimento da linguagem e da imaginação. E, para lê-los é preciso tê-los. Nós temos livros novos e usados, doados e emprestados. O mais importante é que estejam em um lugar de fácil acesso, para que as crianças possam manusea-los a qualquer momento, quando a curiosidade as leve a abri-los.

Levar à biblioteca

É impossível ter todos os livros que queremos. Então, levar nossos filhos às bibliotecas é uma excelente opção de passeio. Além disso, esses espaços estão preparados para receber as crianças. Costumam oferecer uma série de atividades voltadas para o público infantil com o objetivo de incentivar a prática da leitura.

A curiosidade abriu mais livros do que matou gatos

Portanto, nunca uma frase pode ser mais certeira do que esta: A curiosidade abriu mais livros do que matou gatos. No lugar de matar sua curiosidade, sejamos veículos para que se abram mais livros. Permitamos que nossos filhos aprendam a viajar através da imaginação desde que são bebês. Quando maiores, nos agradecerão.

História Infantil

Na nossa seção História Infantil, você encontra muitas dicas incríveis histórias, fábulas, poemas, livros e vídeos infantis. Além disso, confere dicas de atividades e jogos de leitura, de contação de histórias e formas de organização da biblioteca infantil em casa. Visite:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.