A exploração sensorial como ferramenta para o processo criativo

0 524

A capacidade criativa é algo inerente a nós humanos. Muitos estamos de acordo que as crianças são as mais criativas. Em sua ânsia por aprender mais sobre o mundo, explora sensorialmente o entorno e busca dar funcionalidades distintas a um mesmo objeto. Fato é que, também concordamos que, com o tempo, vamos matando essa habilidade criativa. Isso porque essa capacidade inata precisa de condições adequadas para poder se desenvolver. Somos responsáveis por fomentar a criatividade. Daí que desenhar espaços de jogos para exploração sensorial é uma importante ferramenta para o processo criativo.

Podemos favorecer o desenvolvimento do processo criativo ao criar propostas de jogo que propõem a experimentação de diversas linguagens. Nesta publicação mostro a vocês um desenho de espaço de jogo de construção que montamos para Laura.

ferramentas para o processo criativo 01

Proposta de jogo para desenvolvimento do processo criativo

Em nossa casa, não apenas Laura, mas nós também somos apaixonados pelos jogos de Grimm’s. Já havia mostrado a vocês o arco-íris Waldorf, por muito o melhor brinquedo do mundo. A ele incorporamos alguns outros da mesma marca, tais como os cubos, os cones e os cogumelos. É incrível a qualidade da madeira, o trabalho de pintura, todos com tons naturais.

Propusemos à Laura um espaço onde as formas ficavam evidentes. Para isso estavam os semicírculos do arco-íris, os quadrados dos cubos, as semi-esferas do cogumelos, os cones. Completamos o cenário com os nins e os anéis e moedas de Grapat. Também todo um marco no mundo dos brinquedos.

Ao ver o espaço de jogo montado, Laura ficou louca. Não demorou um minuto para que começasse a colocar as mãozinhas e a cabeça para trabalhar.

Exploração sensorial das formas

Incrível como, ao desenhar esse espaço de jogo que permite a exploração sensorial das formas e cores, a criança aprende experimentando. Ela compara as formas e tira suas próprias conclusões. Por exemplo, Laura ainda tenta encaixar um cone sobre o outro. No momento se dá conta de que é impossível. Busca, então, empilhar uma torre com os cubos e se dá conta de que a base do cone pode ser colocada sobre uma das bases do cubo.

ferramentas para o processo criativo 08

Enfim, devemos buscar ferramentas úteis para o desenvolvimento do processo criativo da criança. Podemos fomentar de distintas maneiras o uso da criatividade, permitindo-lhe manter viva essa chama até a fase adulta.

O tempo da atividade é indeterminado. Em casa deixamos a Laura livre para mover as peças e jogar. Ela fez torres, construiu e desconstruiu, moveu as peças pela casa, criou novas funcionalidades para elas…

Recomendamos que leia também os posts:

Deixo algumas imagens da atividade:

ferramentas para o processo criativo 15

ferramentas para o processo criativo 02

ferramentas para o processo criativo 07

ferramentas para o processo criativo 09

ferramentas para o processo criativo 06

ferramentas para o processo criativo 10 ferramentas para o processo criativo 04 ferramentas para o processo criativo 04

ferramentas para o processo criativo 12

ferramentas para o processo criativo 13

ferramentas para o processo criativo 14

Atividades para crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.