A ideia de um signo em pintura com dedos

0 203

Estivemos em uma oficina de arte para crianças, promovida pelo museu Kubo Kutxa, em San Sebastián (Espanha). Tratava-se de explorar as formas da arte africana. A atividade foi proposta dentro do marco da exposição “A ideia em um signo – coleção Sanchez-Ubiría”. A oficina sobre formas africanas contava com uma mini visita guiada à mostra.

a ideia de um signo 02

A segunda parada foi diante da obra Pictorial Study (Estúdio Gráfico), do artista ucraniano Igor Kopystiansky. Essa obra de 1975 consiste em uma série de fotografias em preto e branco das mãos do artista mergulhadas em um pote de tinta. Cada toma retrata um dedo sendo submerso na tinta. Com uma referência clara a Malevich, o artista usou tinta para pintar um quadrado preto. No entanto, em vez de pintar um objeto autônomo, pintou os próprios dedos, dando ao trabalho a sua própria subjetividade. Esse simples gesto poderia ser entendido como um comentário sobre a criação artística de Jackson Pollock.

Essa obra em si não traz formas africanas tal como a conhecemos, mas se insere na mostra de arte africana. É uma arte contemporânea que se insere no tema da exposição: a ideia de um signo.

Na oficina de arte, havia uma intenção de fazer algo parecido com as crianças para que experimentassem o mesmo processo usando tinta. No entanto, por questões práticas, o museu vetou a proposta da educadora que utilizou um pote de água. Uma a uma as crianças reproduziam o gesto do artista, colocando um dedo de cada vez dentro do pote. A educadora demonstrou-se sentida por não poder realizar o que desejava e nos passou o desafio de fazermos em casa com nossos filhos.

Desafio aceito!

Formas africanas em pintura com os dedos

Atividades de artes para crianças

Veja um post especial que preparamos com diversas atividades de artes que podemos fazer com nossos filhos em casa:

Atividades para crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.