SER PAIS

A imaginação faz parte da realidade da criança

a imaginacao faz parte da realidade da crianca

A imaginação é um processo complexo de pensamento: uma outra realidade é criada e vivida. Saímos do que conhecemos para explorar possibilidades infinitas, alternando entre personagens diferentes e ambientes únicos.

Todos nós imaginamos, crianças e adultos. Quando fazemos planos a longo prazo, imaginamos uma cena em que gostaríamos de viver. Mas as crianças conseguem não só planejar coisas. A imaginação as permite organizar os pensamentos, resolver problemas, arranjar novas soluções, pensar sobre outra perspectiva assumindo outro papel.

Nosso cérebro não faz distinção entre o que estamos vivendo e imaginando. Tanto que, em alguns sonhos acordamos completamente atordoados ou chorando. E quem nunca pensou em algo triste e sentiu tristeza ou angústia como se estivesse realmente passando por aquilo? Pois é… Quem diz o que é real somos nós. Nosso cérebro processa o que precisa, sendo realidade ou imaginação.

Por isso não desmereça o medo da criança que jura ter algo atrás da porta. É real. Existe. E a faz ficar com medo. Não importa se foi algo que ela imaginou ou sonhou. A cabecinha dela processa o medo da mesma forma. E para a criança, a imaginação é um processo tão potente, que se confunde mesmo com a realidade em vários momentos.

Por isso, incentive a imaginação da criança. O adulto criativo vem de uma criança imaginativa.

* Texto de Ana Cecília Prado Souza, psicóloga especialista em neuropsicologia (@crescer_devagar)

Rede de apoio

Esta é uma seção especial do nosso blog que visa a intercambiar experiências com outros pais. Além disso há informações muito interessantes que podem nos auxiliar na difícil tarefa de educar um filho.

Posts relacionados

Crianças não aprendem quando estão com medo

Por que meu bebê acorda às 5 da manhã?

Por que é melhor que nossos bebês durmam no escuro?

Exercícios para crianças de autorregulação em momentos de raiva e estresse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *