Atividades montessorianasDesenvolvimento infantilEducação InfantilMétodo Montessori

A importância da criança caminhar sobre a linha

caminhar sobre a linha montessori

Dentro da área de vida prática encontramos as atividades que buscam o conhecimento e o controle do próprio corpo. Se visitarmos alguma escola Montessori, nos daremos conta de que suas salas costumam ter uma linha elíptica.

Esta linha pode utilizar-se como referência para se reunir em assembleia, contar histórias ou realizar atividades que solicitem reunir-se. Mas, sobretudo, se emprega para realizar exercícios na área de movimento: caminhar sobre a linha e o jogo do silêncio.

O exercício de caminhar sobre a linha oferece à criança a possibilidade de adquirir equilíbrio, de refinar o movimento coordenado e de melhorar sua postura e seu porte, melhorando, ao mesmo tempo, seu conhecimento e consciência de seus próprios movimentos e de seu corpo.

Por que se utiliza a elipse e não uma circunferência?

A elipse é o lugar geométrico de todos os pontos de um plano, tais que a soma das distâncias a outros pontos fixos, chamados focos, é constante.

A forma elíptica da linha atua como ponto de interesse para a criança. Caminhar sobre uma circunferência seria mais simples e, ao mesmo tempo, mais entediante, mantendo um passo e um giro constante.

Entretanto, é uma elipse, a criança deve prestar a máxima atenção à forma geométrica, baixando o ritmo nos contornos e aumentando-o nos lados, pelo que pode desenvolver longos períodos de concentração.

Tal e como dizia Maria Montessori:

“Na dificuldade está o interesse.”

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Posts relacionados

Atividade de pareamento com silhuetas de animais marinhos

Torre de aprendizagem não é montessoriana

Transferência de animais marinhos com pinça

O respeito pelo espaço da criança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *