Educação EmocionalSER PAIS

A importância do objeto de transição na adaptação escolar

objeto de transicao na adaptacao escolar

 Para muitas crianças, o período de adaptação escolar pode se tornar um pesadelo. A separação dos pais e o estar em um espaço novo e desconhecido pode gerar muito estresse. Nesse sentido, o objeto de transição pode ser importante nesse processo da adaptação escolar. 

Nos primeiros dias, a criança deve levar ursinhos, bonecas, mantas, chupetas, enfim, objetos familiares que a ajudem nessa transição de deixar o lar para estar em um outro ambiente com crianças e e adultos, até então, desconhecidos.

O objeto de transição pode ser usado pelos novos professores (cuidadores) como um elo para se aproximar da criança. Tranquilos! A criança abandonará seu objeto de transição pouco a pouco, a seu ritmo. alguns demorarão 2 dias e outros meses. Tudo depende de como é cada criança e como ela vai se adaptando ao novo meio.

Ao começar na escola, nossa filha também fez uso de um objeto de transição. Na realidade, ela nunca teve um apego por algo em especial. Então, escolhemos, juntas que um fantoche da Peppa Pig a acompanharia à escola. Embora ela não veja o desenho e nem sabe quem é, de fato, a personagem, o brinquedo foi um acerto. A professora o utilizou, corretamente, para aproximar-se da Laura. Fazia pequenas encenações que a acalmavam. 

Minha dica é esta: escolher, junto com a criança, um objeto que possa levar à escola para acompanha-la nesse processo tão duro para ela.

Educação Emocional

Na seção Educação Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do desenvolvimento da inteligência emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Descubra mais:

Posts relacionados

Como trabalhar o subconsciente para educar as crianças em positivo

O Monstro das Cores, melhor livro infantil sobre as emoções

Conto O Monstro das cores na mesa de luz

Cartões de três partes O Monstro das Cores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *