Educação InfantilPedagogia WaldorfSER CRIANÇA

A importância do ritmo das crianças, segundo Waldorf

importancia do ritmo das criancas segundo waldorf

O ritmo é um fator muito importante no desenvolvimento das crianças. Segundo a pedagogia Waldorf, o pensamento e a memória estão dentro de uns ciclos rítmicos. Para as crianças, a consciência do tempo é bem distinta às nossas. Quando o bebê nasce, ele não entende o que é o dia e a noite. Quando a criança é maiorzinha, não compreende os tempos divididos em horas, dias, semanas, meses e anos.

A introdução do conceito de tempo é feita pouco a pouco, tendo em conta o ritmo da criança. Por exemplo, para a hora do dormir, estabelecemos uma rotina que ajuda a compreender o tempo. A criança entende que uma rotina que se repete (banho, janta, hora do conto, dormir), define que é o momento do dia destinado ao sono.

Nesse sentido, não são tão importantes os horários. Não se trata de dizer “você dorme todo dia às 20h”. O mais importante são os ritmos diários, semanais, mensais e anuais.

O ritmo diário

Segundo Waldorf, o ritmo diário fortalece o espírito (o eu). Esse é o ritmo mais imediato, o que se faz todos os dias. Nesse sentido, ter as jornadas da criança bem organizada, que se repita na mesma sequência de atividades, será determinante para que se sinta seguro e confiante. Isso a ajuda a se situar no tempo.

O ritmo semanal

O ritmo semanal fortalece o pensamento, o sentimento e a vontade. Segundo Steiner, para marcar o ritmo semanal, é importante definir, para cada dia da semana, uma atividade, um trabalho principal ou um menu estabelecido. Ao fazê-lo, ajudamos a que a criança tenha uma ordem semanal.

O ritmo mensal

O ritmo mensal fortalece as funções vitais do pensamento, da consciência e da memória da criança. Daí que, nas Escolas Waldorf, a cada 4 semanas há uma mudança de temas. As salas mudam a decoração, se fazem novos jogos de palavras, as rondas contam novas histórias. Este ritmo mensal é marcado pelas temáticas principais.

O ritmo anual

O ritmo anual é marcado pelas festas do Ano novo e as características mais marcadas das estações. As celebrações se dão com o reconhecimento e respeito do ritmo da natureza e suas mudanças durante as 4 estações.

Entender o ritmo nas crianças, nos da pistas importantes de como ajuda-las a compreender o conceito de tempo de forma natural, sem memorizações. É lindo ver como a criança, através da observação do que ocorre em seu entorno, se dá conta do tempo.

Pedagogia Waldorf

Nesta seção você pode encontrar vários textos interessantes acerca dessa pedagogia alternativa. Também mostramos propostas de atividades inspiradas em Waldorf. Vale a pena acessar, conhecer mais dessa abordagem e como aplica-la em casa com nossos filhos.

Posts relacionados

O que é uma boneca Waldorf?

Boneca de membros Waldorf

Bonecas de nós Waldorf

Boneca de abraçar Waldorf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *