A leitura nunca deve ser um castigo infantil

0 110

Já passou da hora de darmos um basta em uma educação baseada na agressão física e verbal. Somente tratando nossos filhos com amor, carinho e respeito poderemos formar cidadãos capazes de fomentar um mundo de paz. Logo, palmadas, surras, gritos e castigos já não deveriam fazer parte da educação de nossos filhos. Há uma série de recursos outros que estão a nossa disposição para educar de forma respeitosa nossas crianças. E, se abordamos o tema do castigo infantil, aqueles que o praticam deveriam fazer uma reflexão sobre as consequências de sua aplicação no desenvolvimento de seus filhos. Há muitos pais que utilizam, por exemplo, a leitura como castigo infantil.

Nunca castigue seu filho com a leitura

Fomentar o gosto pela leitura na criança exige de nós pais muita paciência. Sabemos dos grandes benefícios da leitura para o desenvolvimento de nossos filhos. Mas, esquecemo-nos de que o hábito só é possível com a constância. Promover momentos de leitura em casa, disponibilizando contos variados, levando nossos filhos à biblioteca… Essas são algumas ações que ajudam a criança a gostar de ler.

O momento da leitura deve ser tranquilo. A criança deve dispor de um lugar adequado e silencioso para ler. Para isso, fazer-lhe um cantinho da leitura ou uma biblioteca infantil em casa são formas de dar à criança o acesso direto aos livros.

Há pais que confundem o momento da leitura com o momento de calmaria em casa. Logo, quando decidem castigar a criança, optam por mandá-la ler. Com isso, a mensagem que se transmite é que ler não é importante, é algo ruim que deve ser feito quando o adulto está chateado. Ler um livro, para os pais, é sinônimo de instantes de paz. Enquanto a criança lê, o silêncio impera.

Recomendamos que leia os posts:

A leitura como castigo infantil mata o gosto pelos livros

Falar em gosto pela leitura implica entender que o ato de ler deve ser um desejo, não uma obrigação. Não deve haver a hora da leitura nem o castigo da leitura. Por um lado, ninguém gosta quando está obrigado a ler todos os dias às 15h da tarde. Pode ser que um ou outro dia esse horário está bem. Mas há dias que se quer brincar, jogar ou dormir.

Se os livros estão à disposição da criança, em vários espaços da casa, a criança lerá sim ou sim, sempre e quando desejar. Em nossa casa, como lhe contamos em uma publicação sobre nossos ambientes preparados montessori, mostramos como os livros estão presentes no quarto de Laura, na sala e no corredor. Durante o dia, mais de uma vez, ela para para ler seus livros. Algumas vezes se entretem durante 10 minutos, em outras pode estar lendo um e outro livro durante mais de hora.

Por outro lado, está o castigo. Em nome de um silêncio imediato ou de conter o problema, é válido mandar a criança ir pro quarto ler e não sair de lá até a segunda ordem? A resposta é um redondo não. Em nome do instante de silêncio o único que conseguimos é nos tornarmos os principais agentes em matar o gosto pela leitura de nossos filhos.

Leia também:

Seja sempre o melhor exemplo para seu filho

Esse tipo de castigo ocasiona a falta de interesse na leitura; a criança fica dormida durante a leitura, pois não vê atrativos, vê apenas como o cumprimento de uma ordem e castigo; e, ainda, ela aprende a dizer mentiras, posto que finge ter lido para que cesse logo o castigo.

Lembremo-nos de que a escola não é responsável por que nossos filhos adquiram o gosto pela leitura. Triste a criança que deve esperar entrar na escola para ter o primeiro contato com um livro, pois é ainda no nosso colo que deveria ter acesso à leitura dos contos e, assim, começar a se familiarizar e a gostar de histórias.

Dessa forma, a hora de leitura deve ser um momento de prazer, no qual possamos ver como nossos filhos se divertem folheando os livros de histórias infantis. Para que peguem o gosto pela leitura, como agentes nesse processo, podemos evitar alguns erros.

E mais, se quiser de fato que seu filho leia, seja o exemplo! Leia com ele. Leve-o à biblioteca! Leve-o a uma livraria! Presentei-o com livros! Interesse-se pelo que seu filho está lendo!

História Infantil

Na nossa seção História Infantil, você encontra muitas dicas incríveis histórias, fábulas, poemas, livros e vídeos infantis. Além disso, confere dicas de atividades e jogos de leitura, de contação de histórias e formas de organização da biblioteca infantil em casa. Visite:

você pode gostar também

Comentários

Loading...