masculinidade toxica

A Associação Americana de Psicologia (APA, por suas siglas em inglês), emitiu um informe intitulado “Pautas para a prática psicológica com crianças e homens” no qual se exploram temas relacionados com a masculinidade tradicional e seus efeitos no desenvolvimento psicológico de crianças e homens adultos.

Embora os homens se beneficiem do patriarcado, também são afetados pelo patriarcado”, explicou Ronald F. Levant, professor de psicologia na Universidade de Akron e especialista em masculinidades.

A orgnaização reconheceu, no documento, que existe uma forma de masculinidade que tem fortes vínculos com a homofobia e a misoginia. Por isso, adverte sobre os perigos da existência do que denominou como uma ideologia da masculinidade tradicional.

Os componentes da masculinidade tradicional incluem o estoicismo emocional, a homofobia, a autosuficiência, a competitividade e que não mostram vulnerabilidade… Embora existam diferenças nas ideologias da masculinidade, há uma constelação particular de padrões que prevaleceram sobre grandes segmentos da população, – Indica o informe.

A organização aponta que criar as crianças sob “noções restritas de masculinidade” (também conhecida como masculinidade tóxica), as quais se assentam a agressão, a homofobia e a misoginia, pode influir em que elas se enfoquem em condutas violentas, tais como o bullying, os deboches a pessoas homossexuais e o assédio sexual.

Foi demonstrado que cumprir com a ideologia da masculinidade tradicional limita o desenvolvimento psicológico dos homens, restringe seu comportamento, da como resultado a tensão do papel de gênero e o conflito do papel de gênero, e influencia, negativamente, na saúde mental e física. – assinala o informe sobre o impacto negativo desse tipo de ideologia.

O objetivo principal desse informe sobre a masculinidade tradicional é mostrar que, em geral, resulta prejudicial para os homens e para a sociedade, já que os homens socializados dessa maneira tem menos probabilidades de participar em “comportamentos saudáveis”.

Você pode consultar a guia aqui. Ilustração de Upsoci.

* Texto de Desastre.mx. Tradução de Karina de Freitas.

Educação Emocional

Na seção Educação Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do desenvolvimento da inteligência emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Descubra mais: