A natureza é o melhor jogo sensorial para as crianças

0

Poderia fazer uma publicação sobre os inúmeros benefícios para a criança de estar em contato permanente com a natureza. Acredito que isso é sabido de todos. Aprendemos desde pequenos a importância da natureza para a nossa vida. Ainda assim, o ritmo de vida que levamos hoje nos afastam muito do ambiente natural. Estamos constantemente conectados à internet, passamos muito tempo em frente da televisão, vivemos uma vida muito urbana, preferimos ir ao shopping a passar uma agradável tarde no parque. Temos na escola uma educação ambiental, mas sempre distanciada de seu objeto de estudo. Para as crianças damos os brinquedos mais atrativos para estimular o desenvolvimento psicomotor de nossas crianças. No entanto, nos esquecemos que a natureza é, em si, o melhor jogo sensorial para as crianças e os bebês.

Laura está em contato com a natureza desde que nasceu. Damos-lhe a oportunidade de se conectar com a fauna e a flora sempre que possível. Se vamos a algum parque, evitamos levar qualquer brinquedo, pois a própria natureza lhe proporciona o jogo livre e não estruturado. Motiva a criatividade e a imaginação.

Agora que já tem um ano e caminha bem, torna-se cada vez mais consciente de seu entorno e se diverte muito quando está em ambiente campestre. Essas são vivências que tem maior impacto no processo de aprendizagem da criança.

Veja tudo o que a natureza como jogo proporciona à criança:

1) Explorar os sentidos: tocar, ver e ouvir

criancas cuidando da natureza

2) Comunicar-se com as árvores

bebe contato com a natureza

3) Explorar os obstáculos naturais

crianca brincando na natureza

4) Relacionar-se, efetivamente, com a terra e seus elementos.

crianca e a natureza

5) Desenvolver habilidades motoras

criancas explorando a natureza

6) Explorar os elementos da natureza, nutrindo, assim, o cérebro com os mais fortes estímulos que favorecem a psicomotricidade.

explorando os sentidos na natureza

7) Desenvolver o sentido de pertencer a este mundo e a espiritualidade necessária.

movimento livre na natureza

8) Vivenciar o jogo não estruturado

natureza e o jogo ao ar livre

9) Desenvolver maior vínculo afetivo e relacional entre pais e filho através do jogo livre

conexao com a natureza

10) Brincar com a sombra – conhecer (novos) conceitos

natureza jogo nao estruturado

Não deixe de levar seu filho para jogar em espaços naturais. Deixe os brinquedos em casa. Motive-o a brincar com o entorno e explorar tudo o que a natureza lhe oferece!

você pode gostar também

Comentários

Loading...