Educação InfantilPedagogia PiklerSER CRIANÇA

Abordagem Pikler de educação para bebês

emmi pikler educacao infantil ensinar a uma crianca

Outro dia, compartilhamos nas nossas redes sociais uma frase de Emmi Pikler que dizia: “Tentar ensinar a uma criança algo que pode aprender por ela mesma não apenas é inútil como também é prejudicial.”. Uma de nossas leituras perguntou-nos:

Mas de que forma seria prejudicial?

Esta foi a nossa resposta:

Por colocar um exemplo, o caminhar. Muitos pais, por ansiedade de ver o filho caminhar, apressa seu ritmo. Coloca a criança de pé quando ainda não está preparada. Rastejar e engatinhar são movimentos próprios do bebê para se preparar para o caminhar. Se, no lugar de deixá-lo vivenciar cada uma das etapas de seu desenvolvimento, a saltamos por ansiedade nossa, estamos lhe prejudicando. Disso fala Pikler. A criança aprenderá a andar porque isso é algo inerente ao ser humano. Pode aprender por ela mesma no momento em que estiver preparada para fazê-lo, não porque nós adultos tenhamos que intervir continuamente. E assim um montão de outros exemplos poderiam ser citados.

Na realidade, Emmi Pikler toca em uma de nossas maiores contradições como pais. Desejamos que nossos filhos sejam espertos, sejam os primeiros a se sentar, engatinhar, andar… Sempre estamos comparando nossos filhos com os dos demais. Certamente você já terá escutado frases do tipo: “Aos 4 meses meu filho já se mantinha sentado” ou “O meu andou com 9 meses”. Temos sempre muita pressa quando o tema é o desenvolvimento de nossos filhos. Tanta é a pressa que podemos acabar forçando sua evolução para conseguirmos o que achamos que é o correto.

O abordagem Pikler nos chama a atenção para a necessidade de respeito ao ritmo da criança. Para Emmi Pikler, deixou-nos dois legados importantes sobre nosso papel de adultos no desenvolvimento motor das crianças:

  1. É inútil ensinar algo a uma criança se pode aprender por si mesma.
  2. Se lhe damos liberdade de movimento, aprenderá cada coisa em seu momento.

Talvez você esteja se perguntando quem foi Emmi Pikler. Vamos à resposta!

Abordagem Pikler e seu legado para a criação

Emmi Pikler foi uma pediatra húngara que dedicou sua vida a investigar sobre o papel do adulto no desenvolvimento motor das crianças. Sobre essa base elaborou uma pedagogia centrada nos primeiros anos de vida das crianças, etapa decisiva na formação do ser humano. Esse sistema educativo está baseado na aprendizagem autônoma das crianças, sem a intervenção dos adultos.

Para Pikler, as crianças aprendem sozinhas a se sentar, a se locomover e a caminhar sem a necessidade de que forcemos qualquer etapa do processo. Apenas necessitam de liberdade de movimento e espaço adequado. Quando estiverem preparadas, superarão cada etapa de seu desenvolvimento motor.

Se a criança pode se desenvolver por si mesma, qual é o nosso papel? Como pais devemos:

  • estar a seu lado.
  • ter paciência.
  • não interromper, nem ter pressa.
  • não limitar seus movimentos, nem com cadeiras e cercadinhos que impedem seu movimento nem com roupa que não lhe possibilite se locomover confortavelmente.
  • deixar a seu alcance elementos com os quais possa investigar e aprender.

Se Pikler advoga pelo movimento livre, você pode imaginar que há vários objetos que estão no mercado que a pedagoga não recomenda utilizar:

  • Andadores: porque obriga a trabalhar partes do corpo que ainda não estão preparadas para o caminhar.
  • Cercadinhos: sempre é melhor o chão. É mais seguro.
  • Tapetes eletrônicos de jogo: excesso de estímulos visuais, táteis e sonoros impedem a criança de se centrar no que, de fato, interessa.
  • Superfícies macias: nada de andar no colchão. A criança tem que aprender andar é no chão mesmo.

Recomendamos que também leia O que NÃO comprar para o bebê.

Emmi Pikler e o movimento livre dos bebês

Esta foi a frase que compartilhamos nas nossas redes sociais:

frases emmi pikler movimento livre bebes 01

Se quiser conhecer mais um pouco do pensamento de Pikler, acesse outras de nossas publicações:

Pedagogia Pikler

Na seção Pedagogia Pikler, você encontra um conteúdo selecionado sobre a aplicação dessa abordagem em casa com nossos filhos. Além disso, também há informação sobre o material Pikler e como utiliza-lo adequadamente. Essa é uma abordagem muito interessante que coloca a criança em primeiro plano. Além disso, fomenta o movimento livre e o brincar livre. Leia mais:

Posts relacionados

Varal de chão transformado em triângulo Pikler

Frases de Emmi Pikler sobre o movimento livre e a atividade auntônoma dos bebês

Prancha de equilíbrio: possibilidades infinitas de brincar com o corpo

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *