Alfabeto móvel montessori: o que é e como usar?

0 273

No método montessori, durante processo de aprendizagem da leitura e escrita, depois de aprender os sons das letras, a criança está preparada para aprender a formar palavras. Nesse sentido, o alfabeto móvel montessori é ideal para crianças que já sentem a necessidade de formar palavras mas ainda não desenvolveram suficiente habilidade manual para escrever.

O alfabeto móvil é composto de uma caixa com tapa de madeira, 10 unidades de cada vogal e 5 unidades de cada consoante. Tal como o alfabeto com letras de lixa, a cor das vogais se diferencia das consoantes. Além disso, vem incluídos acentos, til, cedilha e pingos.

Esse material montessori pode ser utilizado por crianças a partir dos 3 ou 4 anos, desde que a criança seja capaz de reconhecer os sons e os símbolos das letras. Trata-se de um exercício de pré-escritura que dá oportunidade à crianças de, antes mesmo de começar a escrever, aprender a manipular as letras sensorialmente e se expressar formando palavras.

Requisitos para uso do alfabeto móvel montessori

Antes de apresentar o alfabeto móvel cursivo a uma criança, devemos nos certificar de que cumprem alguns requisitos:

  • Ser capaz de isolar os sons que compõem uma palavra.
  • Conhecer todos os sons do alfabeto e seus símbolos correspondentes. Para isso, foi imprescindível o uso das letras de lixa. Caso a criança não conheça todas as letras, mas observamos que tem interesse em formar palavras, podemos apresentar-lhe o alfabeto móvel, mas ó as letras que já conhece e trabalhando com palavras que contenho apenas as letras que conhece. O ideal é que conheça todas as letras, pois assim poderá trabalhar por si mesma com qualquer palavra que desejar.
  • Não é necessário conhecer o nome das letras. Em Montessori, primeiro se aprende o som de cada letra e, mais tarde, seu nome.

Como pais, devemos adotar o papel de um guia montessori. Em outras palavras, isso implica que, ao formar uma palavra, não devemos pedir à criança que a leia. Escrever é codificar, enquanto que ler é descodificar. Muitas crianças estão preparadas para escrever muito antes de estar preparados para ler.

Se a criança forma uma palavra com faltas de ortografia, não devemos corrigi-la, já que ao formar palavras foneticamente, é possível que confunda o c com o k, por exemplo. Isso é normal no início. Com o tempo, a criança vai corrigindo.

Como apresentar o alfabeto móvel montessori

1. Em primeiro lugar, dizemos à criança que lhe mostraremos um material que se chama alfabeto móvel. Abrimos a caixa para que veja as letras e a colocamos na parte superior do tapete.

2. Dizemos: “Com estas letras podemos formar palavras. Por exemplo, agora vou formar a palavra gato“.

3. “Qual é o som do gato?”. Se a criança não diz, nós o dizemos: “/g/”.

4. Buscamos a letra g e a colocamos no tapete, debaixo da esquina inferior esquerda da caixa do alfabeto.

5. “Qual é o seguinte som de gato?” Se a criança não o diz, nós o dizemos: “/a/”.

6. Buscamos a letra a e a colocamos ao lado da g.

7. “Qual é o seguinte som de gato?” Se a criança não o diz, nós o dizemos: “/t/”.

8. Buscamos a letra t e a colocamos ao lado da a.

9. “Qual é o seguinte som de gato?” Se a criança não o diz, nós o dizemos: “/o/”.

10. Buscamos a letra o e a colocamos ao lado da t.

11. “Qual é o seguinte som de gato?” Não existe mais sons, não é mesmo?

12. A seguir, convidamos a criança a formar uma palavra. Se a vemos insegura, podemos formar alguma mais até que queira fazer sozinho.

Assim que o alfabeto móvel montessori for apresentado, a criança pode pega-lo para formar frases sempre que quiser. Mas, em caso de que não conheça todas as letras, devemos dar-lhe nós mesmos algumas palavras. Isso evita que se encontre com letras que não conhece e se sinta bloqueado ou frustrado por não poder formar a palavra.

Variações de uso do alfabeto móvel montessori

Uma variação consiste em oferecer à criança pequenos objetos ou cartões com imagens para que forme as palavras correspondentes. Podemos guardar os objetos em uma caixinha junto com os cartões com as palavras escritas que servirão como controle de erro. Isso permite que a criança comprove se formou bem as palavras.

A partir do momento em que a criança se sente cômodo formando palavras, podemos avançar mostrando-lhe como formar frases. Faça a primeira vez uma frase para que veja como deixar um espaço centre cada uma das palavras.

Onde comprar o alfabeto móvel montessori?

No que diz respeito a compra de material montessori, nossa indicação é da empresa Smirna, especializada na produção de brinquedos e materiais montessorianos. Recentemente, a Smirna lançou o primeiro alfabetário montessori. Trata-se de um alfabeto móvel para que a criança possa aprender a formar palavras.

alfabeto movel montessori primeiro alfabetario

Alfabeto móvel Montessori >> COMPRAR

Com certeza este é um material que utilizaremos muito com a Laura. E, claro, vamos mostrar tudo por aqui. Se o seu filho já está preparado para formar palavras, tenha em conta este material. Para mim é um desses imprescindíveis que fazem a diferença no processo de leitura e escritura.

* Referência: Web Montessori en casa

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.