Aniversário Montessori: a celebração da vida

Veja como fazer uma festa de aniversário simples e emotiva em que a criança é a protagonista.

0 614

Finalmente 2. Nossa filha completa seus dois anos e festejamos a data de um modo especial. Optamos por celebrar um aniversário montessori. Trata-se de uma celebração da vida, simples e emotiva que permite à criança compreender o passar do tempo e a festa de aniversário em si.

Entenda o que é a festa de aniversário Montessori

Nas escolas Montessori, o dia de aniversário da criança é festejado, dando-lhe protagonismo, fazendo com que se sinta especial. A celebração da vida, como é conhecido o aniversário montessori, se dá através de um ritual intimista e acolhedor. Ao lado de amigos e seres queridos, a criança é levada a compreender o passar do tempo e porque celebramos sua vida nesse dia.

Somos papais montessorianos e quando descobrimos o aniversário montessori, pareceu-nos genial para celebrar em casa com nossa filha. Como ela acaba de completar dois anos, sua primeira celebração da vida aconteceu em casa, acompanhado de nós dois, seus pais.

aniversario-montessori-celebracao-da-vida-09

Super recomendamos essa bonita maneira de celebrar junto a seu filho esse dia tão especial. Independente do tipo de festa infantil que escolha fazer para ele, poder realizar esse ritual em casa é realmente algo muito lindo. Uma lembrança para toda a vida.

Nós também optamos por uma festa de aniversário com a família e amigos. O tema escolhido foi Frida Kahlo, uma figura muito presente em todo este ano em nossa casa, através de nossa filha. Depois farei um post contando a vocês um pouco sobre a decoração, presentes e a festa.

O que é necessário para o aniversário montessori?

  • Cartolinas coloridas (também pode ser feltro, goma eva…)
  • vela
  • globo terrestre (pode ser de qualquer tipo)
  • fotos e objetos especiais da criança

Como é a celebração da vida?

No momento de celebrar o aniversário montessori da Laura, sentamo-nos de frente para ela. No centro devemos colocar um sol (é possível fazê-lo com outros materiais). Nós utilizamos um descanso de pratos e uma cartolina laranja cortada em círculo. Sobre o sol uma vela, que, uma vez acesa, simboliza a luz e o calor do astro rei. Rodeando-o, doze cartazes que representam os 12 meses do ano. A montagem ficou assim:

aniversario montessori celebracao da vida 02

A aniversariante, protagonista do dia, pegou o globo terrestre e se situou junto ao mês em que nasceu. Então, começamos a contar sua história. Um exemplo:

Laura, estamos em agosto, mas você ainda não tinha nascido. Estava na barriga da mamãe. Toda a família estava muito contente e desejando receber sua chegada. Por fim, na noite de 30 de agosto você chegou e nós ficamos muito felizes de tê-la em nossos braços.

aniversario montessori celebracao da vida 06

Nesse momento, mostramo-lhe uma foto desse acontecimento e a deixamos no mês em que nasceu. Depois, pedimos que se levantasse e, com o globo terrestre em mãos, desse uma volta ao redor do sol. Quando chegou ao mês de agosto, pedimos que parasse por um instante e dissemos:

A Terra deu uma volta ao redor do sol e, assim, Laura fez um ano.

aniversario montessori celebracao da vida 07

Mostramos uma foto de quando tinha um ano e pedimos que desse mais uma volta e que se sentasse diante do mês de agosto. Finalizamos dizendo:

A Terra deu dois voltas ao redor do sou e, assim, Laura hoje faz dois anos.

Mostramos uma foto que tiramos ontem. Ela estava radiante, vestida de Frida Kahlo.

fantasia infantil frida kahlo

Depois cantamos parabéns e pedimos que soprasse a vela. Ela gostou tanto que repetimos os parabéns tantas vezes como desejou. Ao menos umas 5 vezes. Foi um momento muito bonito em família. Deixo aqui algumas fotos deste momento:

aniversario-montessori-celebracao-da-vida-09 aniversario montessori celebracao da vida 08 aniversario montessori celebracao da vida 05 aniversario montessori celebracao da vida 04

Algumas observações

Tenha em conta que o primeiro aniversário montessori da Laura é de 2 anos. Se a criança já tem a partir dos 3 anos, é legal que estejam presentes outros familiares ou amigos próximos. Nesse caso, todos devem se sentar, formando um círculo ao redor do sol.

Outra questão a ter em conta, a informação que damos à criança deve estar adequada à sua idade. Por exemplo, na celebração da vida, a partir dos 3 anos, podemos explicar melhor sobre o movimento da Terra em relação ao sol quando a criança pegar o globo terrestre. Podemos dizer-lhe algo como:

Este globo representa a Terra, o planeta no qual vivemos. A Terra gira ao redor do sol. Ela demora muito em dar a volta. Cada vez que a Terra percorre todo o caminho do sol, passa um ano inteiro. Ela demora um ano em girar ao redor do sol.

Também, quantos mais anos tenha a criança, podemos pedir que, enquanto caminhe ao redor do sol, se detenha em outros meses que não apenas o de seu aniversário. Podemos, por exemplo, mostrar-lhes objetos especiais, como a primeira roupa, um colar recebido… E podemos mostrar-lhe fotos de momentos especiais, tais como o primeiros passos, primeiros dentinhos, alguma ocasião especial…

Enfim, como já contei acima, essa é uma experiência única que deveria se tornar mais popular em nossos lares. É, realmente, carregada de emoção. Infelizmente, nos dias de hoje, disputamos originalidade na hora de fazer o melhor e maior cenário para celebrar o aniversário de nossos filhos. Esquecemo-nos que esse dia, mais do que exibir roupas, uma mesa farta de doces e tudo mais, o realmente importante é a celebração da vida.

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.