Aprender a expressar emoções através de autorretratos

0 205

Identificar as emoções é um marco importante para as crianças. Elas começam a reconhecer e nomear o que sente. Para isso, como adultos, devemos dar-lhes nossa paciência e apoio para que possa amadurecer e ser capaz de descobrir tudo o que lhes passa. Expressar emoções com adequação é fundamental para que a criança seja capaz de desenvolver o controle emocional. Isso lhe ajudará, por exemplo, na tomada de decisões em situações relevantes. Também é ímpar para o bom desenvolvimento de suas relações pessoais e o sucesso profissional no futuro.

Há uma série de recursos que podemos utilizar para ajudar nossas crianças a desenvolver a inteligência emocional. Por aqui mesmo, você encontra uma série de atividades para trabalhar as emoções. Esta publicação

expressar-emocoes-2

Expressar emoções através de autorretratos

Na web Still Playing School encontramos uma atividade super interessante. Muito útil para trabalhar as emoções com crianças a partir dos 3 anos, podendo ser adaptada à cada etapa infantil. Neste caso, folha, lápis e espelho são os materiais necessários para realizar essa atividade.

Através do espelho, a criança pode perceber as mudanças em seu rosto quando se sente feliz, triste, com raiva ou com medo. A partir da observação, ela foi motivada a desenhar o que via no espelho, desenhando uma espécie de autorretrato.

Para cada emoção, a criança escreveu o que sentia. “Eu tenho raiva quando alguém não faz o que eu quero”. Ou, “Eu me sinto triste quando alguém está com raiva de mim”. E, ainda, “Eu fico feliz quando vamos à Disney!”

expressar-emocoes-1

Autoconhecimento e autoestima

A ideia dessa atividade é muito boa para o desenvolvimento da inteligência emocional. Ao se observar no espelho e perceber as mudanças faciais, a criança desenvolve o autoconhecimento. Em outras palavras, ela se torna capaz de reconhecer o que sente e usar isso de forma positiva para encontrar soluções para os problemas.

Está claro que ao saber identificar, nomear e expressar emoções corretamente, a criança pode aprender a manejar o que sente adequadamente. Isso repercute em sua autoestima. Ela aprende a ter uma visão positiva de se mesma e a perceber que todas as emoções, sejam elas positivas ou negativas, são igualmente válidas. Todas devem ser vivenciadas sem repressões ou bloqueios.

Recomendamos que leia os posts:

você pode gostar também

Comentários

Loading...