Atividades EducativasPedagogia Waldorf

Arco-íris Waldorf: tudo sobre o brinquedo mais criativo do mundo

arco iris waldorf brinquedo de madeira

O arco-íris Waldorf é, atualmente, um dos brinquedos mais criativos do mundo. Logo, um dos mais famosos, vendidos e fotografados também. No nosso perfil no Instagram, você pode ver várias fotos de nossa pequena brincando com o arco-íris (IG: @eucriandocomapego). Qual a razão de tamanho sucesso? A resposta é o amplo leque de possibilidades de jogo que oferece à criança. É um puzzle, um brinquedo de empilhar, de encaixar, um jogo de construção, um elemento de jogo simbólico… Daí que seja um dos brinquedos mais completos do mundo.

E o que uns quantos arcos pode fazer? Tudo o que a criatividade permitir. Por isso, esse brinquedo já é paixão entre pequenos e também entre adultos. É esse um brinquedo que une pais e filhos, que podem desfrutar de muitos momentos em família brincando.

O arco-íris de madeira é um material utilizado pela pedagogia Waldorf para fomentar a criatividade das crianças. E, cada vez mais, está sendo utilizado pelos pais como elemento de jogos sensoriais inspirados no método montessori. Para conhecer um pouco mais dessas filosofias e como aplicá-las em casa, recomendamos estas leituras:

Arco-íris Waldorf – um brinquedo com alma

Sim. Nós já somos uma família apaixonada pelo arco-íris Waldorf. É que esse é um brinquedo com alma. Encanta a todos aqui de casa. Nós três passamos muitos momentos juntos em torno do arco-íris, montando torres, criando minimundos, empilhando… enfim, tudo o que a criatividade permitir. Muitas vezes fazemos bonitas figuras para Laura e, atualmente, vemos como ela mesma começa a dar forma e a usar o arco-íris para vários momentos.

arco-iris-waldorf-brinquedo-de-madeira-nao-estruturado

O nosso arco-íris é da marca Grimm’s. Infelizmente ainda não há disponível no Brasil. Segundo especialistas, esse é um dos melhores brinquedos naturais do mundo. A alta qualidade da madeira e os acabados a base de água e azeites naturais conferem ao brinquedo um tato, aroma e cor fabulosos.

No nosso país, há umas poucas lojas de brinquedos de madeira que oferecem o produto. Alguns desses arco-íris também são de excelente qualidade e impressionam pelo acabado.

O que é o arco-íris Waldorf?

O arco-íris está formado por arcos independentes de tamanhos que se encaixam entre si, um dentro do outro. A nossa versão está nas cores do arco-íris, mas também há em tom pastel, natural e negro, ou integramente em tons naturais.

arco-iris-waldorf-1

É possível encontrá-lo em tamanhos diferentes (pequeno, médio e grande), com 12 ou 6 peças. Em casa temos o grande que demos de presente de 1 ano à Laura. E também um pequeno que ganhou, na mesma ocasião, de uma prima. Optamos por não trocar e ficar com os dois. Um acerto. Durante um bom tempo, brincou mais com o pequeno, já que era mais fácil manusear as peças. Para bebês, o pequeno é ideal, já que manipulam peças de encaixe e o utilizam como brinquedo sensorial, já que o tato, a cor e o aroma da madeira são estimulantes.

Hoje em dia, Laura brinca com os dois. Mas é nítido que o arco-íris grande retém sua atenção. Com ele começa a fazer grandes construções, pode empilhar as peças, encaixá-las, tentar criar figuras distintas, provar possibilidades de organização com os arcos curvos. Se fosse recomenda a compra de um deles, sem dúvidas seria o grande. O tempo de uso se estende por uns 10 anos. Dessa forma, vale a pena o investimento.

Valores do arco-íris Waldorf

O arco-íris, como já explicamos, é um dos brinquedos mais vendidos e um dos mais fotografados do mundo. Ele cobre todas as necessidades de jogo da criança ao longo das diferentes etapas de seu desenvolvimento:

  • É um objeto pouco definido e não estruturado que fomenta o desenvolvimento da criatividade da criança, já que pode ser tudo o que ela quiser.
  • É um brinquedo de madeira, por isso oferece à criança um jogo sensorial único.
  • Por ser de madeira, é ecológico, o que transmite à criança valores de sustentabilidade.
  • Tem uma grande durabilidade. É um jogo não estruturado que acompanha a criança ao longo de sua infância, sem que se canse ou se entedie de brincar com ele.
  • É um brinquedo manipulativo, ou seja, a criança o manipula como deseja para formar as figuras ou inclui-lo como elemento de jogo.
  • Fomenta o jogo livre, posto que não há regras definidas para o brincar. A própria criança decide o que e como usar o brinquedo.
  • Fomenta a concentração, já que a criança pode passar horas brincando com o arco-íris, construindo e desconstruindo.

Está claro que, com esses valores, qualquer adulto se convence de que é um excelente brinquedo para a criança. Além disso, lembre-se de que para as crianças, menos é mais. São capazes de transformar qualquer coisa em um brinquedo. Recomendamos que leia o post:

Um jogo não estruturado que fascina

Esse brinquedo provoca na criança o mesmo fascínio que brincar com uma caixa de papelão. Isso porque seus arcos podem se transformar em tudo o que imaginar: um barco, um túnel, uma torre… Em outras palavras, é esse um jogo não estruturado que inspira e motiva as crianças a criarem. Seu aspecto abstrato favorece a criação de mil e uma possibilidades.

arco-iris-waldorf-2

Em casa, Laura, de 24 meses, está na fase da primeira paixão pelo seu arco-íris Waldorf grande. Começou fazendo torres. Passou a usar os arcos para cobrir o próprio corpo. Desejou fazer túneis para seus bonecos em miniatura passarem, Também criou pontes…

Nós também entramos na brincadeira. Criamos estruturas para que ela pudesse brincar. Fizemos uma bicicleta com o arco-íris, um urso, um coração. Também montamos torres, fizemos túneis, pontes. Incluímos arcos em distintas atividades de estimulação sensorial. E o melhor: brincamos juntos, em família.

Laura se concentra muito quando está brincando. E garanto que é muito tempo para uma criança tão pequena. Passa momentos divertidos. Toda manhã, a primeira brincadeira sempre envolve o arco-íris. Tem uma atração brutal por esse brinquedo. E, certamente, cada vez mais, será capaz de fazer figuras mais complexas e o jogo se tornará ainda mais estimulante.

Em casa Laura também ganhou de aniversário de 2 anos e também lhe compramos alguns complementos de jogo para o arco-íris. Agora acrescenta ao jogo os cubos de 36 cores, os cones, os cogumelos e os semicírculos.

Benefícios do arco-íris Waldorf para as crianças

O arco-íris Waldorf é um material de jogo com múltiplos benefícios para as crianças. Dentre eles podemos elencar:

  • Ajuda a ordenar, classificar e agrupar.
  • Desenvolve as habilidades motoras.
  • Favorece o desenvolvimento da destreza e coordenação olho-mão.
  • Permite a vivência de uma experiência sensorial única.
  • Ajuda a diferenciar formas, tamanhos e cores.
  • Oferece distintas possibilidades de jogo: construir, encaixar, empilhar, praticar o jogo simbólico e os minimundos…
  • Favorece a atenção e concentração.
  • Compreende conceitos de simetria, equilíbrio e resistência.
  • Ajuda na compreensão dos conceitos de equilíbrio e pesos.
  • Fomenta o uso da lógica.
  • Pode ser um jogo realizado em solitário ou em grupo.

Com o tempo, a criança se sente protagonista do jogo e, através dele, faz o que mais gosta no mundo: aprender, explorar, experimentar e inventar seus próprios jogos.

A pedagogia Waldorf: o respeito pela infância e a individualidade da criança

A pedagogia Waldorf mostra que cada ser humano é único e suas capacidades se desenvolvem em diferentes etapas até a maturidade. Essa pedagogia outorga um importante valor educativo aos brinquedos.

Daí que os brinquedos sejam denominados materiais de jogo que podem ser utilizados com grande variedade de propósitos criativos. São o mais simples possível, ao mesmo tempo que permitem uma infinidade de possibilidades de jogos. Em definitivo, a criança é a protagonista do brincar. Os materiais de jogo são meras ferramentas para conseguir um jogo livre, enriquecedor e educativo.

Ao propor uma série de experimentações sensoriais e cognitivas, a criança está sendo preparada para, mais tarde, relacionar conceitos mais complexos. Em outras palavras, facilita viver uma transição do perceber para o pensar.

arco iris waldorf 03

O brinquedo deve estimular a criatividade e a imaginação da criança. Deve promover uma série de experiências sensoriais, permitindo-lhe sentir com o tato, com a visão, com o movimento do corpo, com o equilíbrio…

Dessa forma, a criança aprende a partir da experimentação. Um livro cheio de texto e desenhos sem vida não faz com que a imaginação se ative. Dessa forma, são valorizadas atividades baseadas na arte, na música e nas manualidades. Para isso, materiais naturais e respeitosos com o meio ambiente são valorizados.

A pedagogia Waldorf respeita as habilidades especiais de cada criança, bem como seu ritmo de desenvolvimento. Dessa forma, acredita-se que é possível criar crianças livres, seguras de si mesmas, conscientes de seu entorno e respeitosos com a natureza e o meio ambiente.

Ideias de jogo com o arco-íris Waldorf

Veja algumas das coisas que já foram criadas por Laura e outras junto com a gente! O importante é, na hora de brincar em família, deixar que a criança seja a protagonista do jogo. Podemos brincar juntos, construindo figuras e esculturas, mas, uma vez prontas, deixar que a criança esteja no controle da brincadeira. Por exemplo, a bicicleta que montamos com o arco-íris durou bem pouco. Ela riu a gargalhadas por ter conseguido colocar todos os bonecos em miniatura sem que se desmontasse. Mas bastou colocá-los para que derrubasse tudo no chão. Esse para ela era o jogo.

Torres

arco iris waldorf torre 2

arco-iris-waldorf-torre

Túneis

arco-iris-waldorf-tunel

arco-iris-waldorf-tunel-1

Circuito de bolas

arco iris circuito de bolas 1

circuito-de-bolas-arco-iris-waldorf

arco-iris-waldorf-circuito-de-bolas

Esculturas e figuras

bicicleta-arco-iris-waldorf-grimms

arco-iris-waldorf-coracao

arco iris waldorf brinquedo nao estruturado

jogo-nao-estruturado-arco-iris-waldorf

Minimundos e o jogo simbólico

arco-iris-waldorf-ponte-minimundo

unicornio-arco-iris-waldorf

arco iris waldorf minimundos 1

arco iris waldorf jogo simbolico

Elementos de jogo de estimulação sensorial

arco iris elmento de jogo sensorial arco-iris-waldorf-complementos arco-iris-waldorf-pecas-soltas-cores

Sugestões de publicações

Antes de terminar o post, gostaria de deixar algumas sugestões de publicações relacionadas a este post que podem ser úteis:

Brinquedos de criança

Brinquedos de criança é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Posts relacionados

Construindo um terrário para dinossauros

Brinquedos de verdade

Fita de vento ou Pipa de mão Waldorf

6 cosas que ganham seus filhos ao ter menos brinquedos

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *