As estrelas do mar. Um conto para aprender valores.

0

As estrelas do mar é um dos Contos para entender o mundo, de Eloy Moreno. Trata-se de um conto pequeno mas cheio de ensinamento para as crianças e também para os adultos. Uma leitura imprescindível para aprender valores.

As estrelas do mar

Uma manhã de inverno, um homem que saía para passear cada dia pela praia se surpreendeu ao ver milhares de estrelas do mar sobre a areia. Praticamente estava toda a orla coberta.

Ele se entristeceu ao observar o grande desastre, pois sabia que essas estrelas apenas podiam viver uns minutos fora d’água. Resignado, começou a caminhar com cuidado para não pisá-las, pensando no fugaz que é a vida, no rápido que pode acabar tudo.

Aos poucos minutos, distinguiu ao longe uma pequena figura que se movia velozmente entre a areia e a água. Em um princípio pensou que podia se tratar de algum pequeno animal. No entanto, ao aproximar-se, descobriu que, na realidade, era uma menina que não parava de correr de um lado para outro: da areia para a beira do mar, da beira do mar para a areia.

O homem decidiu se aproximar um pouco mais para investigar o que ocorria:

– Hola! – cumprimentou.

– Hola! – respondeu-lhe a menina.

– O que você faz correndo daqui pra lá? – perguntou-lhe com curiosidade.

A menina se deteve durante uns instantes, inspirou e o mirou nos olhos.

– Não vê – respondeu surpreendida – Estou devolvendo as estrelas do mar para que não morram.

O homem assentiu com pesar.

– Sim, já vejo, mas você não se dá conta de que há milhares de estrelas na areia, por mais rápido que você vá, jamais poderá salvar todas… seu esforço não tem sentido.

A menina se agachou, pegou uma estrela que estava a seus pés e a lançou com força ao mar.

– Para esta sim que teve sentido.

* Texto de Eloy Moreno, incluído em Contos para entender o mundo.

** Tradução livre

você pode gostar também

Comentários

Loading...