Atividade com luz e sombra inspirada em Reggio Emilia

Através da projeção da sombra dos blocos de montar a criança aprende conceitos matemáticos.

0 585

Nesta publicação, apresento a proposta de uma atividade lúdica e, ao mesmo tempo, educativa. Brincando com luz e sombra, a criança internaliza uma série de conceitos sem que tenhamos que nominá-los ou conceituá-los propriamente dito. Trata-se de uma atividade com luz e sombra inspirada em Reggio Emilia.

Para quem não conhece, a pedagogia Reggio Emilia considera a essência da criança, como um sujeito extraordinário, dotado de capacidades e potencial para descobrir o mundo por si só. Através das relações estabelecidas com seus pares, constrói, desde o começo da vida, conhecimento, cultura e sua própria identidade. Dessa forma, a criança é protagonista de seu aprendizado, pois através de sua curiosidade, experimenta o mundo.

atividade com luz e sombra reggio emilia 06

Recomendamos que leia mais sobre essa pedagogia alternativa, acessando o link abaixo:

Agora vamos ao que estamos: à atividade com luz e sombra.

Material necessário

  • blocos translúcidos
  • lanterna
  • brinquedos em miniatura

Como apresentar a atividade com luz e sombra

A atividade com luz e sombra é bastante simples. No entanto, sua simplicidade a faz grandiosa por tudo que a criança pode aprender apenas projetando sombras na parede. Já havia comentado em outro post que, em casa, temos uns blocos de montar translúcidos. São muito interessantes. Podem ser usados para fazer torres, pontes… mas também são úteis para trabalhar na mesa de luz ou projetando figuras com auxílio da luz solar ou de uma lanterna.

atividade com luz e sombra reggio emilia 02

Sei que os blocos de montar translúcidos não são facilmente encontrados no nosso país. Contudo isso não é um impedimento para realizar essa proposta de atividade. Aqui mesmo já deixamos sugestão de como você mesmo pode fazer os blocos para seus filhos. E, se lhe parece muito difícil fazê-los do modo proposto, tente maneiras simplificadas. O recomendável é que use o papel celofane para conseguir o efeito da sombra colorida. Mas, as bordas podem ser feitas com o material que quiser: palitos de picolé, papel cartão… Abaixo deixo os links com a informação necessária para que você possa colocar a mão na massa e fazer esses blocos de grande utilidade para seu filho.

atividade com luz e sombra reggio emilia 07

Feito os blocos não há muito mistério. A criança forma figuras no chão e, com ajuda de uma lanterna, faz a projeção da sombra na parede. Também pode acrescentar brinquedos em miniatura, tornando a brincadeira mais divertida. Ah, não se esqueça de realizar a atividade em um local escuro, para que a projeção se torne mais atrativa para a criança.

atividade com luz e sombra reggio emilia 03

Benefícios da atividade com luz e sombra

Então, o que a criança aprende com essa atividade com luz e sombra? Aqui a criança é a protagonista do jogo. Depois de criar a estrutura que quiser, com a lanterna define como será a projeção. E é a partir daí que aprende, intuitivamente, uma série de conceitos matemáticos.

  • Através dos movimentos de próximo e distante, percebe que a imagem projetada aumenta ou diminui, respectivamente.
  • Ao se mover de um lado a outro, observa como a imagem se desloca na parede de um lado ao outro, sempre no oposto ao que seu movimento corporal está fazendo. Dessa forma, aprende os conceitos de esquerda e direita.
  • Também internaliza melhor as cores e as formas geométricas.
  • E, para as crianças que tem medo do escuro, é uma oportunidade de realizar uma atividade em um ambiente assim.

atividade com luz e sombra reggio emilia 09

Deixo também uma outra proposta de atividade com luz e sombra:

Espero que tenham gostado da dica!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.