atividade de colagem o monstro das cores 01

Cortar e colar são duas ações muito trabalhadas pelas crianças de 2 a 6 anos. Ela desenvolve a coordenação motora fina e a força nos dedos, preparando a criança para o processo de escrita. Daí que, sempre que elaboro um grupo de atividades para Laura, busco colocar uma de cortar e colar. Nesta publicação, mostro a vocês uma atividade de colagem a partir da leitura do livro infantil O Monstro das Cores, da escritora Anna Llenas.

A atividade é bem simples e, no em seu resultado, reflete a forma como a criança percebe as emoções. Deixo abaixo os materiais necessários e a realização da proposta.

>> Atividades sobre O Monstro das Cores <<

Materiais necessários

  • cartolina (cor que tiver em casa)
  • papéis de seda cortados nas cores amarelo, azul, verde, vermelho, rosa e preto
  • cola bastão

atividade de colagem o monstro das cores 05

Realização da atividade de colagem

Não há muito mistério. A criança deve colar os recortes de papel de seda no desenho do monstro (a imagem é um desenho livre que fiz a partir da ilustração do livro). Eu lhe perguntei:

Filha, como você se sente agora? Alegre, triste, com raiva… Você viu que cada emoção tem uma cor. Esse monstro agora é você. Como você se sente?

Sem mais insistir ou interromper o trabalho dela, deixei-a concentrada dando cores ao monstro. O que me chama a atenção é que seu monstro vive uma confusão de sentimentos. No entanto, cada cor foi selecionada por ela. Percebi como não escolhia ao acaso.

atividade de colagem o monstro das cores 04

Para mim foi interessante ver como o conjunto de cores das emoções e sentimentos positivos (alegria, calma, amor), representados no livro de Anna Llenas, somam mais em relação ao medo, à tristeza e à raiva.

No entanto, independente disso, é possível ver que uma criança de 2 anos, salvo em situações concretas, sobre as quais vamos guiando-os para entender as emoções vividas, ela não percebe as emoções da mesma maneira que nós, os adultos.

Educação Emocional

Na seção Educação Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do desenvolvimento da inteligência emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Descubra mais:

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Decálogo da paciência para pais

Receita para educar crianças felizes

A verdadeira origem das crianças inseguras e desobedientes

Atividade de recortar - animais marinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *