O dia começou um pouco difícil aqui em casa. Laura está passando pela fase do abandono, quando tem medo de ficar só e busca sem parar a mim. Em resumo, está na fase mamite. Se me perde de vista, começa o choro. Em um desses momentos decidi fazer com ela uma atividade de estimulação sensorial bem improvisada, mas que deu super certo.

Havia comprado uma bandeja grande para fazer atividades sensoriais com Laurinha. Desta vez, coloquei um pouco de água (que cobrisse toda a superfície). Coloquei-a no chão, sobre uma colcha de atividades impermeável.

atividade de estimulacao sensorial bandeja de cores 00

Diante dela fui pingando corantes nas cores primárias azul, amarelo, vermelho e verde. O legal é que, enquanto as gotas caíam, podia ir falando das cores, e cantando canções para nomina-las.

atividade de estimulacao sensorial bandeja de cores 02

Ao finalizar, deixei que ela começasse a explorar. Foi super legal. No início ela começou a tocar a água. E quando se deu conta que tocando as gotas e movendo-as se misturavam com a água e entre si, a euforia foi intensa. Podem imaginar que a água foi salpicada para tudo que é lado. Por sorte a colcha é muito grande e protegeu bem o chão.

atividade de estimulacao sensorial bandeja de cores 03

Então, para criar alguma dificuldade, aproveitando que havia descascado umas batatas para fazer um purê, decidi colocar algumas cascas na bandeja. Mas antes, pinguei novas gostas de corantes. Quando Laura se deu conta de que  as cascas estavam tapando as gotas, tratou logo de afasta-las ou tira-las da bandeja. Logo, a atividade de estimulação sensorial improvisada serviu para trabalhar também a retirada de obstáculos, a percepção visual e manual.

O resultado final foi este:

atividade de estimulacao sensorial bandeja de cores 05

Materiais para a atividade:

  • bandeja de plástico
  • água
  • corantes de alimentos
  • cascas de batatas

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

1 Comentário

  1. Marli Rosa de Souza campos Responder

    Sou professora berçarista e utilizo muito dessas atividades…mas busco trabalhar no coletivo e rei vento as atividades.

Deixe Uma Resposta