Nas férias de janeiro, durante uma semana me ocupo da minha filha (28 meses) e da minha sobrinha (5 anos). É nesse período que ocorre a Colônia de Férias na casa da Vovó. O brincar livre é o carro-chefe da colônia, mas também proponho algumas brincadeiras divertidas, como a biblioteca na floresta. Uma autêntica atividade de leitura.

Essa foi uma ideia que surgiu de última hora e, com certeza, a repetirei várias vezes. Além de super entretida (as crianças passaram mais de uma hora lendo), trabalha a leitura, a concentração e a organização.

brincadeira biblioteca na floresta 01

O que tem na biblioteca na floresta?

Vamos ler? Esse foi o convite. Como estávamos no jardim de casa, surgiu a ideia: que acham de uma biblioteca na floresta? A ideia foi aproveitar uma árvore e ler debaixo dela. Para isso, primeiramente, as crianças ajudaram organizando os livros na parede ao lado.

brincadeira biblioteca na floresta 06

Em seguida, expliquei às crianças que estávamos em uma biblioteca na floresta. Elas podiam pegar um livro, sentar-se debaixo da árvore para ler. Ao terminar a leitura, devolviam o livro e pegavam outro. Funcionou super bem!

brincadeira biblioteca na floresta 05

Elas passaram muito tempo lendo os vários livros. Minha sobrinha que, em menos de um ano completa seus 6 anos, já lê direitinho. A minha filha lê as imagens. Como vocês sabem, os livros fazem parte de seu cotidiano desde que nasceu. Então, já tem uma paixão muito grande pela leitura. Como leio os livros pra ela, agora que está se soltando no idioma, conta a história à sua maneira.

brincadeira biblioteca na floresta 10

Portanto, incluir a leitura nas atividades das crianças é sempre o acerto! Recomendadíssimo!

Dicas de leitura

Na nossa seção Dicas de leitura, você encontra muitas dicas incríveis histórias, fábulas, poemas, livros e vídeos infantis. Além disso, confere dicas de atividades e jogos de leitura, de contação de histórias e formas de organização da biblioteca infantil em casa. Visite: