Atividade sensorial montessoriana – bandeira do Brasil com arroz colorido

0 1.413

Uma atividade sensorial montessoriana que tinha pendente de propor à nossa filha é uma bandeja de experimentação com arroz colorido. Já havia visto várias fotos Pinterest dessa atividade, mas ainda não havia encontrado o tempo de prepará-la, mas, sobretudo, o momento de Laura realizá-la. Adoro as bandejas de arroz colorido com o tema arco-íris. Mas, no lugar de fazer uma assim, resolvi fazer algo diferente: a bandeira do Brasil. Isso mesmo. Ano de Copa do Mundo, é esse o momento de falar à Laura um pouco mais de sua origem.

Se, de cara, você já gostou dessa proposta, lembre-se que pode ser oferecida à criança em qualquer dia do ano. No entanto, pode ser um plus em datas como Dia da Bandeira, Sete de Setembro, Proclamação da República, no período dos Jogos Olímpicos, entre outros. Essa atividade sensorial para crianças inspirada no método Montessori é uma das que nossa filha mais desfrutou. Brincou, experimentou, logo aprendeu um monte de coisas.

atividade-sensorial-montessoriana-07

Recordamos, ainda, que a bandeja de experimentação é um recurso muito bom para ajudar na delimitação de cada atividade. O benefício para a criança está em aprender a se concentrar, a estar em uma coisa de cada vez. Ao demarcar o espaço, a criança cria uma ordem clara de espaço. Além disso, para trabalhar materiais pequenos, é muito útil na tarefa de recolher e tirar os materiais. Recomendamos que leia a publicação “Mesa de experimentação ou bandejas Montessori para atividades sensoriais” para obter mais informações sobre o seu uso.

E vamos ao passo a passo desta atividade sensorial montessoriana.

atividade-sensorial-montessoriana-08

Bandeira do Brasil com arroz colorido

Material necessário

  • 1 kg de arroz
  • corante alimentício
  • álcool
  • bolsas de congelamento
  • balança
  • potes

Preparo

Primeiramente, pesei as quantidades de arroz para cada cor da bandeira, tendo em conta as proporções com que aparecem. Em todo o processo, Laura ajudou fazendo a transferência de sólido. Uma maneira interessante de a criança ser integrada à atividade, ao mesmo tempo em que reforça uma habilidade.

atividade-sensorial-montessoriana-02

Também acabamos por reforçar o movimento de pinça, já que Laura era minuciosa e tentava tirar todos os grãos do arroz da concha.

atividade-sensorial-montessoriana-03

Em cada bolsa de congelamento, coloquei o arroz, 3 ou 4 colheres de álcool (considerando as quantidades de arroz de cada bolsa), corante alimentício. Fechei-a e misturei tudo. Laura ajudou a mexer as bolsas.

Fui acrescentando o corante pouco a pouco até obter o tom desejado.

atividade-sensorial-montessoriana-05

Em seguida, abri as bolsas e deixei uns minutos dentro para que já começasse o processo de secagem. Forrei a bandeja com guardanapo grosso (o ideal é o papel parafinado, mas não tínhamos em casa) e estendi o arroz. Nesse processo, tome cuidado para não misturar os grãos.

atividade-sensorial-montessoriana-06

Por fim, montei a bandeja com a bandeira do Brasil. Pronto!

Atividade sensorial montessoriana

Esta atividade sensorial montessoriana foi uma das mais completas que já oferecemos à nossa filha. No início tinha dúvidas, porque não sou muito partidária de transformar comida em “brinquedos”, mas esta acabou me convencendo, tanto por ser esteticamente bonita, como pelos benefícios para a criança.

Desde o momento zero que lhe dei a bandeja, Laura se interessou. Passou todo o dia, em momentos alternados brincando. Veja tudo o que rolou por aqui.

✔ Estímulo sensorial (mãos, pés e corpo)

atividade-sensorial-montessoriana-16 atividade-sensorial-montessoriana-35 atividade-sensorial-montessoriana-49

 Transferência de sólido de um recipiente a outro

atividade-sensorial-montessoriana-14

atividade-sensorial-montessoriana-23

atividade-sensorial-montessoriana-31

atividade-sensorial-montessoriana-18

 Cata de arroz (coordenação motora fina)

atividade-sensorial-montessoriana-30

Recomendamos que veja estas outras atividades para trabalhar a coordenação motora fina:

 Criando minimundos (jogo simbólico)

atividade-sensorial-montessoriana-38 atividade-sensorial-montessoriana-40

O artigo abaixo também pode lhe interessar:

Garrafas sensoriais com esconde-esconde e mais

A brincadeira não parou por aqui. Laura continua experimentando com o arroz. Como o arroz pode ser reutilizado uma e outra vez, optei por fazer-lhe um brinquedo educativo e novas propostas de experimentação sensorial.

1. Garrafa sensorial com objetos para esconde-esconde

atividade-sensorial-montessoriana-34 atividade-sensorial-montessoriana-25

2. Bandeja sensorial

atividade-sensorial-montessoriana-50

atividade-sensorial-montessoriana-55

3. Minimundo – recolhendo lixo

atividade-sensorial-montessoriana-54

atividade-sensorial-montessoriana-52

Mais imagens

Deixo aqui mais algumas imagens. Recomendadíssima para qualquer idade. Lembrando apenas que os menores de 2 anos devem estar em companhia de seus pais todo o tempo, para evitar que levem os grãos de arroz à boca.

atividade-sensorial-montessoriana-19 atividade-sensorial-montessoriana-21

atividade-sensorial-montessoriana-39 atividade-sensorial-montessoriana-17

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.