Atividades EducativasReggio EmiliaSER CRIANÇA

Atividades com a mesa de luz para crianças de 0 a 3

Atividades com a mesa de luz para criancas de 0 a 3

A caixa de luz é um dos imprescindíveis aqui de casa. Essa proposta faz parte da abordagem Reggio Emilia, que entende que as crianças tem capacidades, potenciais, curiosidade e interesse inato em construir sua aprendizagem. Para isso, é preciso priorizar as necessidades de brincar da criança, sempre de forma aberta e polivalente. Permitir-lhe o contato com materiais que pouco fazem, levará ao desenvolvimento de sua criatividade e imaginação.

Através do uso da mesa de luz, conseguimos que as crianças tenham o foco no que se está aprendendo, deixando de lado qualquer outra coisa que possa despistá-la. Nesse sentido, é excelente recurso para trabalhar formas e cores, números e letras, desenhar e criar imagens…

As possibilidades de trabalho são infinitas. Daí que deixamos para vocês uma lista de atividades com a mesa de luz para crianças que tenham entre 0 e 3 anos.

Atividades com a mesa de luz para crianças de 0 a 3 anos

1. Aprender as cores. Trabalhar com paletas de cores, plásticos translúcidos que se mesclam, separando papeis ou objetos da mesma cor…

2. Aprender formas. Preparar formas recortadas de diversos tamanhos e que as agrupem por categorias, que as coloquem sobre sua silhueta desenhada em uma folha. Também é possível marcar as formas e que eles repassem as silhuetas com botões ou adesivos.

3. Descobrir animais. É possível preparar animais relacionados, como ‘mamãe-filho’, trabalhar os sons que emitem ou a classificação.

4. Primeiras letras. As crianças ainda não sabem ler, mas distinguem formas. São capazes de criar relações em sua cabeça. Por isso é possível trabalhar números, vogais, repetindo em voz alta para memorizar e organizar. No que quiz respeito aos números, estabelecer relações entre números e quantidade de objetos, por exemplo, os discos de cores ou os pompons.

5. Contar contos. Adaptando os personagens das histórias é possível criar bonitas narrativas.

6. Gelo de cores. Além de aprender as cores, serve para desenvolver a coordenação motora fina, colocando-os em potes da mesma cor com as mãos ou com pinças.

7. Cubos de sons. Além da estimulação sonora, as crianças percebem como transpassa a luz, podendo empilha-los.

8. Construções. Qualquer jogo de construção pode ser usado. Há alguns que são translúcidos, mas não é necessário comprar se não é esse seu objetivo. Qualquer um é válido.

Acesse também:

Trabalhando com a mesa de luz

Deixo para vocês uma série de propostas de atividades que fizemos em casa com Laura usando a caixa de luz. Espero que possam servir de inspiração.

Atividades com números de 1 a 5

Atividade com numeros de 1 a 5 com a caixa de luz reggio emilia 04

Desenhos na mesa de luz

Desenhos na mesa de luz Reggio Emilia 04

Luz e sombras com blocos sensoriais translúcidos

atividade com luz e sombra reggio emilia 03

Bolsas sensoriais

bolsas sensoriais para caixa de luz reggio emilia 01

Atividades para crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Reggio Emilia

Dedicamos uma seção para abordar aspectos da pedagogia Reggio Emilia, bem como trazer propostas de atividades que favoreçam o desenvolvimento de nossas crianças.

Posts relacionados

5 atividades para fazer com as crianças nas férias

Radiografia do corpo humano na mesa de luz

Entre sombras de dinossauros e blocos translúcidos

Atividade para preservação da tartaruga marinha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *