Atividades com dados de contar histórias

0 441

Há algum tempo, contava a vocês sobre um recurso da área de linguagem super legal para trabalhar com nossos filhos: os dados de contar histórias. Alguns dados com imagens convidam as crianças a imaginar histórias de forma aleatória. Não há uma sequência correta de contar, pois todos os caminhos narrativos são válidos. Nesta publicação vou dar dicas de várias atividades com dados de contar histórias que são geniais. 

Antes de nada vale mencionar que os dados de contar histórias são muito úteis ao desenvolvimento da linguagem. Podem ser utilizados desde os 2 anos até os 18, ao menos. O importante é adaptar a atividade à idade da criança. Nós vamos dar algumas sugestões para que você tire maior proveito dos dados.

E fiquem atentos que semana que vem vai rolar um sorteio super legal no nosso Instagram (@eucriandocomapego)!

Atividades com dados de contar histórias bem legais

1. Pareamento de dado e imagem

atividades com dados de contar historias 01

Em uma superfície colocamos imagens reais. A criança lança o dado. Ela deve indicar e nominar o objeto. Essa é uma excelente atividade para trabalhar o vocabulário. Este jogo fizemos em casa. Vamos mudando as fichas e trabalhamos com um dado por vez. Tenham em conta que Laura tem apenas 2 anos. Quanto maior a criança, o número de fichas pode ser maior e o de dados também.

atividades com dados de contar historias 08

atividades com dados de contar historias 09

Caso o jogo se faça em grupo, pode-se trabalhar com tempos. Por exemplo, encontrar a imagem no menor tempo possível.

2. Jogo da memória

atividades com dados de contar historias 03

O mesmo material da atividade anterior, no entanto, desta vez, brincamos como se se tratara de um jogo da memória. As peças são colocadas ao revés. A criança lança o dado e pode virar uma carta. Se acertar, a carta é retirada do jogo. Se errar, a carta volta a ser colocada em seu lugar e ela lança o dado de novo. Termina o jogo quando todas as cartas forem eliminadas.

atividades com dados de contar historias 04

atividades com dados de contar historias 10

2. Classificar os objetos

Se as imagens dos dados permitirem, as crianças podem classificar os objetos por categorias: meios de transporte, animais, alimentos… Imprima imagens reais de todas aquelas presentes nos dados de contar histórias. A criança lança os dados. Primeiro, deve encontrar as imagens reais dos objetos e, posteriormente, classifica-los.

3. Ordem alfabética

atividades com dados de contar historias 05

A criança lança todos os dados do jogo. Deve colocar as imagens/palavras em ordem alfabética.

3. Escrever palavras

Aqui podemos oferecer várias possibilidades de jogos, segundo a idade da criança. Por exemplo, lançar um dos dados e desenhar na caixa de areia o fonema inicial da palavra. Com o uso do alfabeto móvel, pode escrever a palavra.

4. Jogo de mímica

Sem que os demais vejam, em uma caixinha, a criança lança o dado. Ela deve fazer mímica para revelar a imagem a que se refere. Os demais deverão adivinhar do que se trata.

5. Trabalhar as emoções

atividades com dados de contar historias 07

Se os dados trazem faces com as emoções, é uma boa oportunidade de trabalhar as expressões das emoções. Também podemos falar mais sobre cada uma delas. Podemos contar episódios de situações em que as vivenciamos. E, até mesmo, ler algum livro.

6. Desenhar uma história

Nosso jogo de dados de contar história contem seis peças, com 36 imagens. Nessa proposta, se a criança tem mais de três anos, pode lançar os dados aleatoriamente e desenhar as imagens que saírem. Se a criança for maiorzinha, podemos sugerir-lhe que, a partir das imagens reveladas nos dados, tente compor um desenho em que todas elas apareçam de alguma forma.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.