atividades com encaixes solidos 01

Há algum tempo, apresentava a vocês o encaixes sólidos, um dos materiais mais bonitos do método Montessori. Tornou-se, ultimamente, um dos preferidos da Laura. Manipulando os cilindros com botões, notamos como ela vivencia momentos mágicos de aprendizado, concentração, observação e silêncio. Sem dúvidas um indispensável para quem aplica o método em casa com os filhos. Nesta publicação, mostrarei a vocês algumas atividades com o encaixes sólidos que podemos fazer em casa com as crianças.

Antes de mostrar as atividades, vale recordar que os benefícios do uso desse material montessori são muitos para o desenvolvimento da criança. Coordenação motora fina, discriminação visual, coordenação mão-olho, além de linguagem específico, adjetivos, superlativos e comparativos relacionados (alto, baixo, grosso, fino, longo, curto, grande, pequeno…). Todos esses aspectos preparam a criança para trabalhos posteriores de leitura-escrita e de matemática.

Atividades com encaixes sólidos

1. Encaixes sólidos com um bloco

O objetivo desse material montessori é encaixar com perfeição o cilindro no bloco. Dessa forma, favorece o trabalho com o controle de erro de forma muito eficiente. Em outras palavras, como cada cilindro encaixa perfeito no bloco, a criança reconhece a peça que sobra ou que falta.

atividades com encaixes solidos 02

2. Encaixes sólidos com dois blocos

Quando a criança já domina bem cada um dos blocos, podemos propor-lhe o trabalho com os dois blocos, misturando os cilindros. Esse é um grau a mais de dificuldade.

atividades com encaixes solidos 01 atividades com encaixes solidos 03

3. Qual cilindro falta?

Entregar um bloco com os cilindros menos um. A criança deve encaixar corretamente os cilindros, observando o que falta. Fizemos com os dois cilindros. Depois ofereci os dois blocos e as duas peças que faltavam para que os completasse.

atividades com encaixes solidos 05

atividades com encaixes solidos 07

atividades com encaixes solidos 09

4. Ordenando cilindros

Fiz uma ficha com o desenho plano das bases dos cilindros em ordem ascendente. Laura tinha que ordenar os cilindros seguindo a ordem. Em seguida, ofereci o bloco para que encaixasse os cilindros.

atividades com encaixes solidos 13

atividades com encaixes solidos 14

atividades com encaixes solidos 15

5. Invertendo cilindros nos blocos

Explorando o material, Laura inverteu os cilindros. Ficou super contente ao ver como em um bloco as peças saltavam e descendiam, enquanto, no outro bloco, as peças desapareciam nas cavidades e ascendiam.

atividades com encaixes solidos 10

atividades com encaixes solidos 11

atividades com encaixes solidos 12

6. Encaixes sólidos com os olhos fechados

Esse ainda não fizemos, pois Laura é muito pequena. No entanto, é uma possibilidade muito interessante. Trata-se de encaixar os cilindros nos blocos sólidos com os olhos vedados.

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

 

Posts relacionados

Observando as cores das borboletas

Transferência de líquido com conta-gotas

Primeiro contato com a torre rosa Montessori

Cartões de três partes O Monstro das Cores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *