Atividades EducativasReggio EmiliaSER CRIANÇA

Atividades para crianças de 3 a 6 anos com a mesa de luz Reggio Emilia

Atividades para criancas de 3 a 6 anos com a mesa de luz

Em publicação anterior, mostrava algumas atividades para crianças de 0 a 3 anos que podemos fazer na mesa de luz. Agora, deixo para vocês algumas propostas de atividades para crianças de 3 a 6 anos. Para os que não sabem, a caixa de luz é um dos imprescindíveis aqui de casa. Esse é um material faz parte da abordagem Reggio Emilia, que entende que as crianças tem capacidades, potenciais, curiosidade e interesse inato em construir sua aprendizagem. Para isso, é preciso priorizar as necessidades de brincar da criança, sempre de forma aberta e polivalente. Permitir-lhe o contato com materiais que pouco fazem, levará ao desenvolvimento de sua criatividade e imaginação.

Através do uso da mesa de luz, conseguimos que as crianças tenham o foco no que se está aprendendo, deixando de lado qualquer outra coisa que possa despistá-la. Nesse sentido, é excelente recurso para trabalhar formas e cores, números e letras, desenhar e criar imagens…

As possibilidades de trabalho são infinitas. Daí que deixamos para vocês uma lista de atividades com a mesa de luz para crianças que tenham entre 3 e 6 anos.

Atividades para crianças de 3 a 6 anos com a mesa de luz

1. Tangram, puzzles.

2. Leitura. Juntos, podemos preparar personagens para a mesa de luz. Mas, desta vez, quem conta o conto é a criança.

3. Primeiras frases. Quando comecem a ler, pode-se preparar palavras simples para construir frases. Nesse caso, a luz pode ser uma motivação diferente para brincar na mesa de luz.

4. Primeiras somas. Agrupar fichas ou qualquer material (discos translúcidos, feijão, grãos-de-bico…). Pergunte onde há mais quantidade de peças. Brincar de compra e venda…

5. Sal colorido: pintar sal com gizes coloridos, ou arroz com corante alimentício. Use a caixa ou a mesa de luz como superfície para o descobrimento sensorial.

6. Desenho das letras. Com sal colorido, por exemplo, indique à criança que faça determinada forma (círculo, linhas, letras, números…) para que imitem.

7. Jogos sensoriais usando espuma de barbear, massinha ou areia cinética.

8. Pintar com aquarela. Ao refletir a luz desde abaixo, as cores ficam mais chamativas.

9. Criar composições. Com peças de distintas formas, podem-se criar, livremente, formas, casas, rostos…

Acesse também:

Trabalhando com a mesa de luz

Deixo para vocês uma série de propostas de atividades que fizemos em casa com Laura usando a caixa de luz. Espero que possam servir de inspiração.

Atividades com números de 1 a 5

Atividade com numeros de 1 a 5 com a caixa de luz reggio emilia 04

Desenhos na mesa de luz

Desenhos na mesa de luz Reggio Emilia 04

Luz e sombras com blocos sensoriais translúcidos

atividade com luz e sombra reggio emilia 03

Bolsas sensoriais

bolsas sensoriais para caixa de luz reggio emilia 01

Atividades para crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Reggio Emilia

Dedicamos uma seção para abordar aspectos da pedagogia Reggio Emilia, bem como trazer propostas de atividades que favoreçam o desenvolvimento de nossas crianças.

Posts relacionados

Radiografia do corpo humano na mesa de luz

Entre sombras de dinossauros e blocos translúcidos

Explorando o alfabeto com materiais naturais

Atividade para caixa de luz sobre animais marinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *