Atividades sobre Tarsila do Amaral para bebês e crianças

0 296

Depois de Frida Kahlo e Joan Miró, chegou a vez de Tarsila do Amaral. Eis a artista selecionada para o nosso novo projeto de artes em casa. Durante mais de um mês, nos propomos a favorecer o contato de nossa filha com as obras da pintora brasileira. Para isso, vamos pensando distintas atividades sobre Tarsila pensada para a idade e a fase de desenvolvimento de nossa pequena.

Laura está com 21 meses. É muito curiosa e, cada vez, integra mais palavras ao seu vocabulário. Está interessada nas cores e nas formas dos objetos. O nosso objetivo é explorar as obras da pintora de uma forma lúdica. Elas são a base para que nossa filha possa explorar o mundo desde outra perspectiva. Nesta publicação, relato algumas das atividades sobre as obras de Tarsila do Amaral.

Você também pode trazer a arte para a vida de seus filhos. Na hora de pensar como explorá-la, tenha em conta a etapa em que se encontram e a idade. Não precisa contar biografia do artista, nem falar didaticamente sobre cada obra. No futuro já terão tempo de aprender. Apenas deixe que ele conheça um outro olhar sobre o mundo. Espero que possa se inspirar em nossas brincadeiras.

Obras de Tarsila do Amaral: nossas escolhas

Para trabalhar Tarsila do Amaral, escolhemos obras que traziam em comum imagens de casas, animais, vegetação. Foi um acerto, pois nos permitiu fazer umas atividades bem legais. Brincando, ela aprendeu novas palavras, conceitos de formas e reforçou o conhecimento das cores. Também selecionamos um autorretrato, para que pudesse ter referência de quem pintou as obras.

Nosso objetivo era aproveitar brinquedos e coisas que tivéssemos em casa. Para isso, busquei coisas que pudesse utilizar para trabalhar com ela o tema CASA. Queria, com isso, explorar o vocabulário relacionado à casa (cômodos e móveis), mostrar à Laura uma visão geométrica das coisas, trabalhar as cores. Também mostrar que moramos em uma casa, conhecer os espaços que a constituem. Levá-la a compreender que cada família vive em uma casa distinta.

Mural de artes Tarsila do Amaral

Obras impressas, hora de montar o mural. Primeiramente, vimos as imagens. Fomos juntas falando elementos que víamos: casa, ponte, cachorro, roupa, peixe, árvores… Em seguida, fomos organizando as fotos no mural. O primeiro mural sempre fica muito legal. Mas, com o passar do tempo, Laura muda as imagens de lugar como quer.

atividades de artes sobre tarsila do amaral 15

Desde que começamos a mostrar-lhe o universo das artes, notamos que ela desenvolve uma sensibilidade para perceber o que está expresso nas obras. Todos os dias, quando acorda, uma das primeiras coisas que diz é: “brincar” “Sila” (Tarsila). Assim era também com “Frida” e “Miró”. Isso já diz muito. Cada dia tira todas as fotos das obras do mural e fala cada coisa que está vendo em cada uma delas.

Colorindo casas

Imprimimos três desenhos de casa. A ideia é que fossem casas simples, para que Laura se desse conta dos limites que a formam. Pela primeira vez, ela pintou seu primeiro desenho respeitando os limites das linhas. Foi bem interessante, porque não foi dirigido. Ela mesma fez tudo sozinha.

atividades-de-artes-sobre-tarsila-do-amaral-05 atividades-de-artes-sobre-tarsila-do-amaral-04

Quadrados e triângulos

Aproveitando um jogo de encaixe de figuras geométricas, coloquei, ao lado do desenho da casa um triângulo e um quadrado, mostrando-lhe como juntas formam a imagem de uma casa. Não demorou muito e começou a unir as peças, formando também o desenho da caixa. Depois, tentou fazer o mesmo com os blocos sensoriais translúcidos.

atividades-de-artes-sobre-tarsila-do-amaral-06 atividades-de-artes-sobre-tarsila-do-amaral-10 atividades-de-artes-sobre-tarsila-do-amaral-13

Casa de feltro

Essa atividade foi muito curiosa. Cortei um triângulo e um quadrado com papel feltro. Perguntei-lhe se conseguiria fazer uma casa com esses dois elementos. Sem pensar muito, deu-me este resultado:

atividades-de-artes-sobre-tarsila-do-amaral-14

Brincar de casinha

Já escrevemos aqui sobre os benefícios de brincar de casinha para meninas e meninos. Laura sempre dedica tempo a brincar com sua casinha de bonecas. Inventa histórias e já reproduz situações do cotidiano através do jogo simbólico.

Optamos por colocar sua casinha de bonecas ao lado do cantinho da criatividade. Retirei todos os móveis e deixei tudo em um cesto. O objetivo que tinha era poder recolocá-los em seus lugares, nominando-os.

Casa das chaves

Aproveitamos o brinquedo Casa das Chaves para reforçar o movimento de giro para abrir as portas. Dedicamos um post para abordar os benefícios desse jogo. Leia para ter mais informação:

Visite nossa categoria Atividades para crianças e descubra um monte de coisas divertidas e educativas para fazer com os pequenos.

você pode gostar também

Comentários

Loading...