Bandeja de experimentação com argila e elementos naturais

0 316

A bandeja é uma ferramenta muito importante no método Montessori. É utilizada para realizar as atividades e apresentar os materiais. A bandeja de experimentação ajuda na delimitação de cada atividade. Isso é um grande benefício para a criança no que se refere, por exemplo, à concentração. Ao delimitar o espaço, a criança cria uma ordem clara de espaço. Aprende a estar em uma coisa de cada vez. Além disso, para trabalhar materiais pequenos, é muito útil na tarefa de recolher e tirar os materiais. Recomendamos que leia a publicação “Mesa de experimentação ou bandejas Montessori para atividades sensoriais” para obter mais informações sobre o seu uso.

bandeja-de-experimentacao-com-argila-03

Neste post trazemos uma proposta de uso da bandeja de experimentação com uso de argila e elementos naturais. É uma atividade sensorial super simples e fácil de fazer. Dentre os benefícios para criança estão:

  • Favorece o contato com a natureza.
  • Reforça o desenvolvimento da coordenação motora fina.
  • Fomenta a criatividade e imaginação.

Bandeja de experimentação sensorial com argila

A proposta de bandeja sensorial com argila e elementos naturais é um verdadeiro acerto. Primeiro porque coloca a criança em contato com a natureza. Antes de propor a bandeja, é preciso ir a campo e buscar os elementos que poderão compor a atividade. Isso é bom porque a criança pode colocar em prática seu instinto de curiosidade.

bandeja-de-experimentacao-com-argila-06

Nós fomos a um parque próximo a casa. Estivemos um tempo passeando e buscando coisinhas que fossem curiosas. Levamos uma cestinha para guardar tudo. Nós recolhemos:

  • pequenos galhos
  • pedras
  • folhas de árvores
  • flores

Em casa, fizemos uma seleção do que iria para a bandeja, já que nem tudo podia ser utilizado. Primeiro porque conseguimos muitas coisas. Então, era importante um filtro para evitar sobrecarregar a bandeja com excesso de coisas. E, segundo, porque também era necessário apresentar elementos harmoniosos e que fossem de fácil manejo, tendo em conta a idade de nossa filha: 21 meses. A isso acrescentamos grãos de feijão e plantas secas.

Como toda atividade Montessori, apresentamos a bandeja com o material a ser manipulado. A argila é um pouco difícil de ser trabalhada por uma criança de 21 meses, já que demanda força para transformá-la. Com isso, queremos dizer que nós deixamos preparada a argila em formato de um pratinho.

bandeja-de-experimentacao-com-argila-07

Laura esteve tocando a argila e logo se deu conta de que, pressionando os grãos de feijão, poderia fixá-los na superfície. A ideia do uso dos grãos de feijão foi ótima. Como se trata de um grão muito pequeno, a criança deve ter a destreza necessária para pegá-lo, sem deixar cair, e fixá-lo com uso do dedo indicador e controlando a força.

O resultado é uma espécie de escultura com um entorno natural imaginário.

Deixamos abaixo algumas imagens da atividade.

bandeja-de-experimentacao-com-argila-03

Recomendamos estes outros artigos relacionados à bandeja de experimentação que podem lhe interessar:

 

você pode gostar também

Comentários

Loading...