Educação InfantilMétodo MontessoriOrdem em casaSER CRIANÇASER PAIS

Beliche montessoriano ideal para quarto com pouco espaço

Um beliche é um conjunto de uma ou mais camas montadas uma sobre a outra com o fim de otimizar o espaço. São usadas para quartos infantis, quando os irmãos tem que dormir juntos. Muita gente gostaria de oferecer a seus filhos um quarto montessoriano, mas desistem porque, dadas as dimensões do quarto, é impossível colocar mais de um colchão no chão. Na realidade, é possível ter um beliche montessoriano, proporcionando aos pequenos desfrutar dos benefícios do método montessori.

Características do beliche montessoriano

O beliche é um tipo de cama que pode ser adaptado à filosofia montessori, sempre e quando cumprir com algumas características:

  • Em primeiro lugar, a cama mais baixa deve estar ao nível do chão. Ou seja, nada de patas no beliche. Isso torna mais alto e deixa a criança que vai dormir na cama de cima ainda mais distante do chão.
  • A cama que está ao nível do chão também não deve ter barreiras que impeçam o movimento livre. Portanto, nada de barras ou kit cama montessoriana. A criança deve ter liberdade para subir e descer do colchão sempre que quiser.
  • Na cama de cima apenas a barra de proteção, para evitar quedas. Nela deve dormir a criança mais velha.
  • Finalmente, e de preferência, a escada do beliche montessoriano deve estar em uma das laterais, facilitando a mobilidade da criança que dorme no colchão no chão.

Lembre-se de que, o importante do uso do beliche é aproveitar o espaço. Mas, uma vez que seja adaptado ao método Montessori, deve favorecer a autonomia, a liberdade e a independência das crianças, sem necessidade da ajuda dos pais.

Como fazer um beliche montessoriano

Como você pode imaginar, o quarto montessoriano está tão de moda, que, só de acrescentar o qualificador “montessoriano” ao beliche, custa mais que os normais. O dinheiro não deveria ser o problema para implantar o método em casa, já que você pode encontrar um monte de soluções interessantes. Uma delas, é comprar um beliche mais simples e barato. Em seguida, pagar a um carpinteiro para que corte e cerre as patas. Tão simples como beber água.

Dessa forma, é possível conseguir um beliche montessoriano simples como o da imagem abaixo:

@Pinterest

Se você adora o estilo cama casinha, também é possível ter um beliche casinha. Para isso, compre as madeiras, nas dimensões corretas do móvel e faça os ajustes para formar o teto da casinha. Em grandes lojas, como Leroy Merlin, é possível comprar as madeiras e levar para a casa já cortadas. Na internet, há vários tutoriais que podem ajudá-lo a definir as medidas corretas.

@Pinterest

Enfim, o quarto montessoriano prima por oferecer à criança um espaço que atenda às suas necessidades. E proporcionar esse espaço a nossos filhos é possível sem muito custo. Basta que sejamos criativos e originais, buscando soluções baratas que se adaptem aos princípios do método.

Alguns exemplos de beliche montessoriano

Aqui deixamos alguns exemplos de beliche para quarto montessoriano. Inspire-se!

>> Na nossa web você encontra muitas dicas de como montar uma casa Montessori com ambientes preparados para fomentar a autonomia das crianças.

tudo-sobre-casa-montessori

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Ordem em casa

Ordem em casa é uma seção do nosso blog para ajudar-nos a organizar melhor nosso lar para facilitar o desenvolvimento da criança e a harmonia entre os membros da familia. Aprenderemos como organizar um guarda-roupa, uma playroom, como guardar brinquedos ou como dobrar as distintas peças de roupa de nossos filhos. Também abordaremos os distintos ambientes preparados, segundo Montessori.

Posts relacionados

Arranjo floral de inverno - Vida prática

Limites segundo Montessori

Montessoriando durante a viagem de avião

Por que deixar a criança cozinhar junto com você?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *