Brinquedos e JogosBrinquedos para crianças de 3 a 6 anosBrinquedos por idadeSER CRIANÇA

5 benefícios de ensinar a criança a tirar fotos

beneficios de ensinar a crianca a tirar fotos

Já está decidido. Quando a pequena da casa fizer três anos, seu presente de aniversário será sua primeira câmera fotográfica. Há algum tempo ela tem se interessado pela fotografia. Não que ela adore fazer poses (tampouco se queixa), mas ela mesma quer tirar fotos dos demais e do que vê pela frente. Não deixamos que use o celular, mas ela tem claro que com ele podemos fazer as fotos. Então, muitas vezes diz: “Mamãe, eu tiro a foto agora!”.

No início, tínhamos medo de que deixasse o celular cair. Ainda que tentasse, ela não conseguia coordenar bem as ações de focalizar um objeto ou uma pessoa e tocar o botão para registrar a foto. Agora ela já focaliza e faz umas fotos até beeem bonitas. Claro, que no acaso, até porque é uma criança de 2 anos.

Então, em um primeiro momento, permitiremos à Laura se familiarizar com a câmera fotográfica e se beneficiar, livremente, de todos os benefícios que tirar fotos possa lhe trazer. E, já mais adiante, trataremos de ensinar técnicas. Afinal, não se trata de fazer da criança uma fotógrafa profissional, mas sim dar-lhe um material útil para que explore o mundo de uma outra maneira.

beneficios de ensinar a crianca a tirar fotos 01

Dentre os benefícios de ensinar a criança a tirar fotos estão:

1. Observar. A criança é uma grande observadora do mundo. A câmera fotográfica pode ser um instrumento útil para aguçar essa sua capacidade. Ao tirar uma foto, a criança se fixa nos detalhes, nas paisagens, nas ações… busca captar o que mais lhe chama a atenção.

2. Apreciar a beleza do que nos rodeia. É certo que prefiro viver o momento sem ficar tirando tantas fotos, pois o tempo de observação da foto nos retira da cena e não nos deixa vivenciar o entorno em sua completude. Mas, por outro lado, a fotografia nos faz ter a atenção em aspectos belos do entorno que, num conjunto, passariam sem ser notados. Por exemplo, uma flor, uma pedra, um inseto….

3. Fomentar a criatividade. A fotografia pode ser um grande aliado da criatividade infantil. Ela facilita, com o tempo, a criação de cenários e cenas. A criança pode compor espaços com elementos que estão à volta.

4. Descobrir uma nova companheira de jogo: a luz. Longe de conhecer as técnicas de fotografia, e nem esse é o objetivo, a criança aprende a experimentar os elementos de luz na fotografia. Percebem o escuro e o claro, as sombras… Enfim, a luz passa a ser um dos pontos de atenção e observação da criança quando está fotografando.

5. Sair em suas fotos. A criança se dá conta de que nós pais passamos a tirar muitas fotos suas. Mas que, realmente, deixamos de nos fotografar tanto. A criança se sente feliz por poder eternizar momentos da vida da família, dos pais e/ou dos irmãos e familiares.

beneficios de ensinar a crianca a tirar fotos 02

Portanto, a câmera fotográfica pode ser um grande presente para dar a uma criança. Através dela, a criança aprende, sobretudo, a contar sua própria história através das imagens.

Ah, as fotos desta publicação foram tiradas pela boa filha! Tem talento, não é mesmo?!

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Posts relacionados

Benefícios da dança para as emoções e condutas da criança

Benefícios do quebra-cabeça para o desenvolvimento infantil

Como tirar fotos de bebês criativas

Por que as meninas também devem brincar com carrinho? Veja os benefícios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *