Educação InfantilMétodo MontessoriOrdem em casaSER CRIANÇASER PAIS

Berço montessoriano para o quarto de bebê

berco montessoriano casa laura 01

O berço montessoriano pode ser um móvel imprescindível para o quarto do bebê. Nós montamos o quarto montessoriano de Laura com um berço e contamos, nesta publicação, como está sendo nossa experiência.

Nós compramos um berço do Ikea, muito barato. Como todo móvel desse tipo, vem a quatro barras laterais. Mas, é possível tirar uma delas, deixando apenas três (barra cabeceira, barra lateral e barra de pé).

No início, o acoplamos à cama, usando umas cordas simples. Serviu-nos durante 18 meses para a cama compartilhada. Sabemos que o bebê recém-nascido já pode dormir em um quarto montessoriano, mas decidimos seguir o ritmo de nossa filha. Acreditamos que um bebê, quando vem ao mundo, do que mais precisa é dos braços de sua mãe. Sentir-se amado e protegido. Não tivemos em nenhum momento intenção de deixá-la dormir sozinha, longe de nós.

Ao passar para seu quarto, o berço nos é útil como cama. Poderíamos ter tirado a grade, mas fica bastante feio o estrado. Em primeiro lugar, o colchão não ocupa todo o estrado. E também, há umas pontas externas nas laterais que ficaram de fora, podem causar algum acidente. Não nos convinha cortá-las porque queremos usar o mesmo berço para um segundo filho, caso o tenhamos.

Além disso, devo confessar que tive em conta o Feng-Shui na hora de decorar a casa. E, segundo essa filosofia de vida, é muito importante que circule o chi e prejudica o descanso. Portanto, não é o mais apropriado.

Em uma publicação mostrei como é nossa casa Montessori. Se você teve a oportunidade de vê-la, terá dado conta de que seguimos o método, mas também tomamos decisões segundo vejamos mais ou menos adequadas ao desenvolvimento de nossa filha. Tendo em conta nossas crenças, optamos pelo berço, mas adaptado a Montessori.

Características de um berço montessoriano

Um berço montessoriano é um berço comum mas que tem apenas 3 barras laterais. O colchão deve estar posicionado no nível mais baixo próximo ao chão, facilitando que o bebê entre e saia do berço quando desejar.

Está apto para bebês a partir dos 12 meses até os 3 anos. Depois é preciso passar a uma cama montessoriana que pode ser um colchão no chão, uma cama casinha, uma cama cabana ou uma caminha infantil mais baixa.

Dessa forma, o importante na hora de optar por um berço é ter em conta que, esse se torna montessoriano, sobretudo, após um ano de vida do bebê. Isso porque, ainda que o estrado esteja no nível mais baixo do berço, o bebê ainda não tem habilidade para subir e descer do berço por si próprio.

Caso você decida colocar as quatro barras laterais, no primeiro ano de vida do bebê, lembre-se de não usar o berço mais que para o descanso. Todo o demais tempo do dia a criança deve estar em um espaço montessori, mas fora de cercados que impeçam seu movimento livre. Recomendo a leitura do nosso post O que não comprar para o bebê?

O que NÃO é um berço montessoriano?

Há uma grande confusão no imaginário de muita gente acerca dos móveis para um quarto montessoriano. A cama casinha se difundiu como um estilo de cama do método montessori. Dedicamos uma publicação, na qual lhes mostramos que nem toda cama casinha é montessoriana. No caso do berço montessoriano, a coisa não é diferente. Faça um giro pela internet buscando a palavra chave “berço montessoriano”.

Na imagem abaixo, temos um berço casinha. As quatro grades laterais e o s rolos seguem aí o tornam um berço comum. O fato de ter a estrutura de uma casinha em cima não implica que seja Montessori.

@Loja Karamelada

No entanto, o mesmo berço pode se transformar em um berço montessoriano, ao tirar a barra lateral e baixar a altura do colchão ao nível do chão. Fenomenal, não é?! O único problema que vemos é ter tirado a barra, mas colocado um rolo desses chamados kit cama montessoriana. Fora kit limitador. A cama montessoriana deve estar livre de barras e de rolos que impeçam a criança subir e descer quando desejar sem ajuda de seus pais.

berco caminha 01

Na imagem seguinte, embora em Elo7 lemos a descrição “berço montessoriano”, na realidade, é uma cama casinha. Os rolos criam barreira para que a criança possa subir e descer da cama. Se não fosse o tal do kit, essa seria uma cama montessoriana.

@Elo7

Como comprar um berço montessoriano

As pessoas que optam pelo berço montessoriano, atualmente, são aqueles pais que realizam cama compartilhada. O objetivo é, pois, poder usá-lo como extensão da cama, favorecendo o contato com a mãe a qualquer momento durante a noite e a amamentação à demanda. Uma vez passada essa etapa, o berço serve como cama para que a criança possa realizar o descanso noturno.

Na hora de comprar o berço montessoriano, você deve ter em conta o seus objetivos com esse móvel. Se deseja ter um berço tradicional, talvez o melhor não seja adotar um método para o qual você ainda não está preparada para aplicá-lo.

Lembre-se de que não se trata de tirar uma barra, para substituí-la por um rolo. A criança não deve ser limitada em seus movimentos. Se você se sente insegura e tem medo de que o bebê caia da cama, pode encontrar soluções mais interessantes, tal como colocar almofadas no chão que possam amortecer a queda, caso um dia ocorra.É É o que nós fazemos. Até hoje nossa filha ainda não teve nenhuma queda.

Alguns exemplos de berço para se inspirar!

>> Na nossa web você encontra muitas dicas de como montar uma casa Montessori com ambientes preparados para fomentar a autonomia das crianças.

tudo-sobre-casa-montessori

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Ordem em casa

Ordem em casa é uma seção do nosso blog para ajudar-nos a organizar melhor nosso lar para facilitar o desenvolvimento da criança e a harmonia entre os membros da familia. Aprenderemos como organizar um guarda-roupa, uma playroom, como guardar brinquedos ou como dobrar as distintas peças de roupa de nossos filhos. Também abordaremos os distintos ambientes preparados, segundo Montessori.

Posts relacionados

Dormir com o bebê na mesma cama facilita a amamentação noturna

A mãe frouxa

O respeito pelo espaço da criança

Sono seguro é sono perto dos pais

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *