Bolsas sensoriais para caixa de luz Reggio Emilia

0 547

Para quem acessa o nosso site, sabe que a caixa de luz é um dos recursos que mais usamos com Laura. Esse material pode ser usada a partir dos 18 meses do bebê, mas será a partir dos 3 anos quando mais atividades poderemos dar uso. Nossa filha tem 20 meses e buscamos usar a caixa de luz de vez em quando. As atividades são simples e, geralmente, voltadas para a percepção das cores. Um exemplo, são as bolsas sensoriais para a caixa de luz que descreveremos nesta publicação.

Lembramos que, embora há um grande número de atividades sensoriais que podem ser feitas na caixa ou na mesa de luz, esse não é um material Montessori. Na realidade, é uma das atividades estrela da pedagogia Reggio Emilia. Em contato com a luz, a criança explora os materiais, suas texturas, formas e cores. Dedicamos um post para explicar o que é a caixa ou mesa de luz, seus benefícios para o desenvolvimento da criança e os materiais.

Bolsas sensoriais para caixa de luz

As bolsas sensoriais são atividades para bebês e para crianças de inspiração Montessori. A partir do uso de bolsas de congelamento, a criança pode ter contato com um sem fim de objetos do cotidiano. São ideais para favorecer o contato sensorial com peças pequenas que não poderia tocar diretamente pelo perigo de levá-las à boca.

Como dissemos, as bolsas sensoriais podem conter um sem fim de coisas. Entre elas estão os líquidos. Daí que nos veio a ideia de fazer umas bolsas sensoriais coloridas para usar com a mesa de luz. O resultado foi uma experiência sensorial maravilhosa que esperamos repetir quantas vezes Laura deseje.

Veja como ficaram lindas as bolsas!

Vamos ao passo a passo!

Como fazer bolsas sensoriais

Material necessário

  • azeite para bebê
  • corante alimentício
  • glitter
  • água
  • bolsas de congelamento
  • durex

Passo a passo

  1. Coloque dentro da bolsa de congelamento uma boa quantidade de azeite de bebê.
  2. Acrescente gotas de corante alimentício, nas cores que desejar, e/ou glitter.
  3. Acrescente água. Tenha em conta que nem todas as bolsas precisam ter água. Essa é apenas uma variante da bolsa de congelamento.
  4. Feche bem e lacre com durex para evitar vazamento.
  5. Pronto, agora é só explorar

Nossa experiência

Melhor impossível. Essa é uma atividade muito divertida. Nossa filha teve longos minutos de observação. Tudo lhe chamava a atenção. Manipulou muito as bolsas. Como dentro se formavam um monte de bolinhas, tentava com o dedo uni-las. Foi um momento mágico mesmo.

Atividade recomendadíssima que vale à pena repetir várias vezes. Veja fotos da exploração sensorial.

bolsas-sensoriais-para-caixa-de-luz-reggio-emilia-27 bolsas-sensoriais-para-caixa-de-luz-reggio-emilia-26 bolsas-sensoriais-para-caixa-de-luz-reggio-emilia-24 bolsas-sensoriais-para-caixa-de-luz-reggio-emilia-23 bolsas-sensoriais-para-caixa-de-luz-reggio-emilia-22 bolsas-sensoriais-para-caixa-de-luz-reggio-emilia-21 bolsas-sensoriais-para-caixa-de-luz-reggio-emilia-19 bolsas-sensoriais-para-caixa-de-luz-reggio-emilia-15 bolsas-sensoriais-para-caixa-de-luz-reggio-emilia-13 bolsas-sensoriais-para-caixa-de-luz-reggio-emilia-12 bolsas-sensoriais-para-caixa-de-luz-reggio-emilia-07

>> Descubra 8 Atividades sensoriais para bebês inspiradas em Montessori.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.