Bolsas sensoriais para desenvolver a coordenação motora fina

0 206

As bolsas sensoriais é uma atividade que pode ser realizada a qualquer momento. Sua preparação é simples. Em uns minutos você prepara uma bolsa com objetos do cotidiano e oferece à criança para que possa explorar. A finalidade é trabalhar a coordenação motora fina das crianças, bem como os sentidos da visão e do tato. Também se trabalha a concentração.

Acredito que podem vir a ser muito úteis para entreter o bebê enquanto esperamos na fila do banco ou atendimento em um hospital, por exemplo. Por serem pequenas e recheadas com pouco material, o bebê não consegue se concentrar por muito tempo. Por isso, o ideal é deixá-lo brincar em momentos chave.

Como fazer bolsas sensoriais

O preparo das bolsas sensoriais é tão simples que você poderia fazer dezenas por dia. Basta pegar uma bolsa de congelamento e recheá-las com as mais variadas coisas que possa vir à sua mente. Como exemplos estão o óleo para bebê, água, espuma de barbear, buchinha de cabelo, pinturas líquidas, botões…

Nossa experiência com as bolsas sensoriais

Eu fiz apenas uma bolsa sensorial para Laura. No interior da bolsa coloquei espuma de barbear e corante alimentício. A proposta era a de pintar sem sujar. Minha filha não se interessou muito pela bolsa. Em pouco tempo perdeu a concentração. Não encontrou atrativo.

pintar-bebe-sem-sujar-03-e1494327031824

A vantagem dessa atividade é poder proporcionar ao bebê o contato com objetos que não poderia tocar livremente, pois poderia levá-los à boca. A bolsa resolve o problema, pois permite o toque, sem expor o bebê a qualquer perigo.

A desvantagem é que a criança não sente, em sua integridade, a textura dos objetos. A bolsa intervém como uma barreira. No caso da nossa experiência, Laura já levava um tempo brincando de pintar, usando tintas atóxicas. Acredito que, para ela, tocar a “tinta” através do plástico não teve nenhuma graça. Como não me importo com sujar e manchar a roupa, prefiro que brinque com o material real.

E quanto a ter contato com objetos pequenos, já terá oportunidade. Aliás, se nos damos conta, alguns deles estão presentes no cotidiano da criança, como por exemplo, os botões das roupas.

Inspire-se!

Veja algumas bolsas sensoriais para fazer para o bebê.

bolsas sensoriais montessori 01
@Growing a jeweled rose
bolsas sensoriais montessori 02
@Growing a jeweled rose
bolsas sensoriais montessori 03
@stayathomeeducator
bolsas sensoriais montessori 04
@icanteachmychild
bolsas sensoriais montessori 06
@playdoughtoplato

>> Descubra mais:

atividades sensoriais para bebes montessori

você pode gostar também

Comentários

Loading...