Brincar de vestir bonecas fomenta a autonomia da criança

Atividade de vida prática útil para a autonomia da criança.

0 236

Na primeira década de vida, as crianças aprendem praticamente tudo brincando. Os jogos e os brinquedos são ferramentas importantes no processo de aprendizagem e de desenvolvimento. É, por exemplo, através do jogo simbólico ou de imitação que as crianças investigam e aprendem livremente sobre o mundo que as rodeiam. Dentre tantas representações simbólicas, está vestir bonecas.

Quando as crianças brincam de bonecas, aprendem um monte de coisas. Criam narrativas, desenvolvem a linguagem, aprendem a ser empáticos, a cuidar dos demais e a respeitar. Ao brincar de boneca, elas reproduzem tudo o que lhes passa na vida real. Dão de comer às bonecas, levam-nas para passear, contam historinhas para elas, vestem roupinhas…

Brincar de vestir bonecas e a autonomia da criança

Atividades aparentemente simples como vestir as bonecas ativam habilidades sociais e motoras muito complexas e necessárias para o desenvolvimento das crianças.

Em casa, Laura passou da fase de querer tirar todas as roupas das bonecas e deixa-las espalhadas pelo chão a querer vestir a boneca. E isso é muito bom. Ao treinar vestir e desvestir as bonecas, na realidade, ela está treinando para fazer consigo mesma.

brincar de vestir bonecas 00

Atualmente, Laura já consegue tirar e colocar em si mesma os calçados com velcro, meias e jaquetas. Também consegue tirar a calça. E cada vez que o faz me diz: “Mamãe, Laura consegue sozinha”. Deixar que a criança faça sozinha aquilo para o qual se sente capaz é permitir que se torne um sujeito autônomo e independente. Essa, aliás, é uma máxima da filosofia Montessori.

Vestindo bonecas, a criança aprende a se vestir sozinha. Definitivamente é uma excelente atividade para a vida diária. Incorporar essa tarefa na brincadeira, sempre que a criança queira, é uma forma de fomentar sua autonomia e independência.

Qual boneca é adequada?

Pense que seu filho, a partir dos 18 meses, terá curiosidade por tirar a roupa das bonecas. Depois vai querer coloca-la de volta. Para que isso seja possível, é preciso oferecer-lhe uma boneca que seja adequada e que propicie a atividade.

Consideramos que as bonecas de silicone são as mais adequadas, pois tem o corpinho mais rígido, mas, ao mesmo tempo, flexível. A que temos em casa é um Bebê calvo (Baby Pelón) de Juegaterapia, uma organização sem fins de lucro que visa a amenizar a dura rotina das crianças hospitalizadas em oncológicos da Espanha. Uma de suas iniciativas é o BabyPelón (bebê calvo). Distintos artistas espanhóis participam pintando os lenços que cobrem a cabecinha do boneco. Nesse caso, o que tem Laura foi desenhado pela cantora Shakira.

Pois bem, feita essa pequena apresentação, esse é uma boneca de silicone e sua roupinha está feita com velcro (a camiseta) e elástico (calcinha). Isso ajuda a que a criança possa desvesti-la sem nenhum problema. E, claro, voltar a vesti-la também.

Ah, ter um par de roupinhas diferentes também pode contribuir para que a tarefa seja algo presente no jogo com as bonecas.

Deixo a sequência de imagens do brincar de vestir a roupa:

brincar de vestir bonecas 02

brincar de vestir bonecas 03

brincar de vestir bonecas 04

brincar de vestir bonecas 05

brincar de vestir bonecas 06

Atividades para crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.