brinquedos de verdade 01

Se vamos a uma loja de brinquedos, nos deparamos com infinitas possibilidades. Há para todos os gostos, cores, formas e finalidades distintas. No entanto, boa parte deles não podemos considerar um brinquedo de verdade. O quero dizer com isso? Existem brinquedos que, de fato, ajudam no desenvolvimento da criança. E outros que pouco contribuem.

Devemos entender, como pais, que os bons brinquedos custam caro. Logo, não podemos e nem devemos comprar de tudo. Mas sim, podemos selecionar aqueles que sejam mais adequados à etapa de amadurecimento de nossos filhos.

O brinquedo de verdade, aquele que ajuda no desenvolvimento da criança, é um material simples que faça pouco. Em outras palavras, um brinquedo com o qual a criança tenha a oportunidade de fazer, na medida da sua curiosidade, interesse e qualidade motora.

A simplicidade do brinquedo permitirá à criança usar de sua criatividade, podendo ser usado em múltiplas situações e atividades. Por exemplo, pequenos pedaços de madeira podem se transformar em barco, prato, cachorro, telefone, banco…

Enfim, a partir do material que tenha em mãos, a criança deve saber dar um novo significado, segundo a própria fantasia o guie. Talvez seja essa a explicação do porque entre o brinquedo e uma caixa de papelão, acabe sempre optando pelo segundo.

Um brinquedo de verdade é aquele que convida e incita a criança a descobrir mais e mais possibilidades. Permite à criança desfrutar de sua atividade e de suas novas conquistas. O que deve divertir a criança é a própria experiência de jogo em si, seu desejo por descobrir e descobrir-se através do brincar.

Alguns exemplos de brinquedos de verdade?

O arco-íris Waldorf

arco iris waldorf

Os quatro elementos da natureza Waldorf

brinquedos de verdade 02

Os carretéis Montessori

carreteis de madeira montessori 09

– Bruxinhas de lã cardada

bruxinhas de inspiracao waldorf 03

E todos os demais não são de verdade?

Há muitos outros brinquedos que contribuem para o desenvolvimento da criança e são muito importante. Os de jogo simbólico, por exemplo, são muito úteis à criança, já que a partir do brincar com bonecas a criança aprende a ser mãe e a ser pai. Andar de bicicleta, patins ou patinete é um exercício único para o trabalho da bilateralidade e coordenação motora. O quebra-cabeça é um recurso incrível para a memória e concentração.

Podemos sim ter esses brinquedos em casa, mas também são mais fáceis de serem encontrados em espaços kids, escolas, creches… Em casa, se temos que investir em brinquedos, o melhor é apostar por brinquedos que tenham maior duração, melhor material e que possam tirar de nossos filhos o melhor de seu ser criativo.

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.

Posts relacionados

6 cosas que ganham seus filhos ao ter menos brinquedos

Cordão de carretéis de madeira para alinhavar

Como limpar os brinquedos com bicarbonato

Dados das emoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *