Caixa sensorial de arroz colorido com efeito arco-íris

Linda atividade para crianças. Aprenda a colorir o arroz com as cores do arco-íris!

0 123

Eis mais uma atividade sensorial linda e que rende tantos momentos de criação. A proposta é a caixa sensorial de arroz colorido com efeito arco-íris. Já havíamos feito uma similar anteriormente com a bandeira do Brasil para festejar o início da Copa do Mundo. Já havia visto essa atividade sensorial em várias webs e tinha anotado como algo a fazer com Laura.

O efeito arco-íris é tão bonito que encanta crianças e adultos. Como vocês já sabem, o arco-íris é recorrente na vida de nossa filha. Alguns de seus brinquedos preferidos tem as cores do arco-íris e suas gradações. No post A exploração sensorial como ferramenta para o processo criativo, você encontra a descrição de alguns deles e seus benefícios para a criança.

caixa-sensorial-arroz-arco-iris-criancas-01

Nós propusemos a caixa sensorial com arroz arco-íris juntamente com alguns outros brinquedos para trabalhar a coordenação motora, a transferência de sólidos. Obviamente, também trabalhamos a percepção das cores. Recordamos que tanto podemos encontrar online caixa ou bandeja sensorial.

Caixa sensorial de arroz arco-íris

Material necessário

  • 1 kg de arroz
  • corante alimentício
  • álcool
  • bolsas de congelamento
  • balança
  • potes

Preparo

Para fazer o arroz colorido não há muito mistério. É super fácil e em pouco tempo a atividade está pronta para a brincadeira. Primeiramente pesei a quantidade de 120g de arroz para cada cor do arco-íris. Coloquei seis cores, deixando de lado um dos tons de azul. Tendo em conta que minha filha tem 2 anos, essas gradações de cores ainda não são totalmente percebidas. Portanto, optei por colocar um único tom de azul. No demais, estavam presentes o vermelho, o laranja, o amarelo, o verde e o roxo.

Em cada bolsa de congelamento, coloquei o arroz, 2 colheres de álcool e o corante alimentício. Fechei e misturei tudo. Depois disso, abri as bolsas para que ventilasse um pouco, antes de começar o processo de secagem. ForForrei a bandeja com guardanapo grosso e estendi o arroz. Nesse processo, tome cuidado para não misturar os grãos. Logo, um papel para cada cor.

Por fim, montei a caixa sensorial. Pronto!

Atividade sensorial montessoriana com arroz colorido

Tratando-se de uma atividade sensorial, está inspirada no método Montessori. Permite trabalhar a coordenação motora fina, reforçando o movimento de pinça.

caixa sensorial arroz arco iris criancas 07

Também possibilita a percepção das cores.

caixa sensorial arroz arco iris criancas 08

Trabalha a transferência de sólidos, já que a criança pode transferir o arroz de um copo a outro.

caixa sensorial arroz arco iris criancas 12

Além disso, como unimos a essa atividade montessoriana uma escavadora e um caminhão, foi possível trabalhar conceitos de dentro e fora, em cima e embaixo. Para evitar que o arroz caísse do caminhão, Laura tinha que colocar em prática esses conceitos e tomar decisões importantes.

caixa sensorial arroz arco iris criancas 07

caixa sensorial arroz arco iris criancas 17

caixa sensorial arroz arco iris criancas 18 caixa sensorial arroz arco iris criancas 19

você pode gostar também

Comentários

Loading...