Cantinho de leitura em um quarto montessoriano

0 350

Cada vez mais pais se interessam por montar um quarto montessoriano para seus filhos. Nós somos um deles. Adoramos a ideia de que nossa filha pudesse ter tudo a seu alcance. E que, assim sendo, pudesse fomentar seu desenvolvimento psicomotor, sua autonomia e independência.

Um dos requisitos do quarto montessoriano é contar com um cantinho de leitura, que ocupa a área de acessibilidade do ambiente montessori. Uma espécie de mini biblioteca, com o objetivo de incentivar o hábito de leitura espontâneo.

Cantinho da leitura montessori 01

Para fazer o espaço de leitura montessori você deve ter em conta algumas coisas:

Espaço cômodo e tranquilo

Nós optamos por uma parte do quarto com menos estímulos (brinquedos e pelúcias). Nesse cantinho colocamos uma biblioteca infantil ao chão para que Laura tenha acesso desde bebê aos livros e mais duas prateleiras para que possa ter acesso à leitura quando já esteja maiorzinha (com o tempo pretendemos ampliar o número de prateleiras).

Também conta com uma almofada grande e cômoda para que possa sentar-se ou deitar-se para ler os livrinhos. As variações de biblioteca montessoriana em casa são muitas. É possível, por exemplo, no lugar da almofada, uma mesinha com duas cadeirinhas. Isso o faremos mais adiante. O interessante é adequar o ambiente à criança.

Contos acessíveis à criança

É muito importante que os contos estejam ao alcance da criança. Isso lhe traz autonomia, já que ele mesmo decide que livro deseja ler, bem como o momento em que quer ler. Para isso, as capas dos livros devem estar visíveis, para que a leitura se torne mais atrativa para a criança. Lembre-se de que, em geral, os livros estão um ao lado do outro em uma estante, deixando à vista somente o lomo.

Para as crianças isso pode se tornar algo complicado já que não conseguem sentir-se atraídos pela leitura. Ao organizar os livros de forma que a criança possa manusear com facilidade cada um deles, damos-lhe oportunidade de escolher o que quer e de se deixar atrair pelas ilustrações e cores.

Os contos também devem trazer temas que falem da realidade da criança, respeitando seus gostos e interesses. Nós optamos por dispor para Laura livros sensoriais (de tela e de papelão com texturas distintas), bem como a coleção de livros ‘Sentimentos’, de Trace Moroney. Cada dia lemos para ela um conto.

Na hora de montar o cantinho de leitura de seu filho, o fundamental é que seja um espaço agradável e confortável, que convide a criança a ler. Ah, e se você não tem como fazê-lo no quarto da criança, talvez tenha um cantinho na sala. Neste caso, evite que esteja diante da televisão, para evitar que esse estímulo tire o foco do objeto da atividade.

Aqui deixo algumas fotos da mini biblioteca de Laura.

Cantinho da leitura montessori 02

Cantinho da leitura montessori 03

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.