Como a personalidade dos pais influencia na educação dos filhos

0 267

Todos nós temos uma prioridade de estilo de vida. Temos um traço marcante na nossa personalidade que vem à tona justamente nos momentos de tensão, nos quais nos sentimos inseguros. Não sabemos lidar com certos medos e, por isso, atuamos de uma determinada maneira para evitar que esses temores se materializem. Nesses
momentos, mostramos a nossa faceta acomodada, controladora, complacente ou mesmo de nos sentirmos superiores aos demais. Esse traço da nossa personalidade se formou quando éramos crianças ainda, pois criamos uma crença (equivocada muitas vezes) em nossas mentes a respeito do mundo que nos rodeava e a respeito de nós mesmos, que nos guiou até a fase adulta e nos representa nos momentos de tensão. É normal não termos consciência de estar atuando dessa forma.

Como a personalidade dos pais influencia na educação dos filhos

A questão é que não nos damos conta de que a nossa personalidade influencia tremendamente na educação que os nossos filhos recebem. Se somos pais acomodados, controladores, complacentes ou se nos sentimos superiores, cada prioridade de estilo de vida trará vantagens e desvantagens na educação das crianças. Tendo consciência dessa nossa forma de atuar, desse nosso padrão comportamental, podemos reorientar a nossa conduta para sermos mais efetivos como pais.

A Disciplina Positiva, além de nos fazer um convite para nos olharmos para nos reeducarmos, e para aprendermos novos padrões de educação mais respeitosos e de conexão com nossos filhos, vai nos oferecer varias ferramentas que nos auxiliarão nessa tarefa de entender a nossa conduta, o seu impacto na nossa forma de educar e como melhorarmos de maneira a ajudar as crianças no desenvolvimento da sua personalidade, da sua autoestima e da sua autoconfiança.

Em uma série de 4 vídeos, abordamos cada prioridade de estilo de vida com suas vantagens e desvantagens, e de como podemos reorientar a nossa conduta. Com qual conduta você se identifica mais?

* Daniela Gusmão (Educadora parental em Disciplina Positiva membro da Positive Discipline Association
(EUA) e da Asociación de Disciplina Positiva España)

Disciplina Positiva

Através da Disciplina Positiva aprendemos a centrar-nos em potenciar habilidades em nossos filhos para que possam ser capazes de solucionar problemas por eles mesmos. Também reconhecemos que castigos físicos e psicológicos não são recursos que favoreçam a criar crianças com autonomia, responsáveis e independentes. Saiba mais:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.