Atividades EducativasSER CRIANÇA

Como as crianças aprendem as cores?

como as criancas aprendem as cores

Desde que nasce, o bebê vê o mundo em cores. Tudo o que compramos é de cor. Ainda que veja tudo colorido, somente a partir do primeiro ano é que o bebê começa a fazer várias descobertas. O fato de começar a andar o torna autônomo para explorar o mundo. Seus brinquedos de pegar, os jogos de empilhar e encaixar objetos tem cores fortes que chamam sua atenção. No entanto, ainda não é capaz de identificar cores. Então, como as crianças aprendem as cores?

Como as crianças aprendem as cores?

O processo de aprendizagem das cores segue três fases:

1. A criança é capaz de perceber as cores sem distingui-las.

2. Distingue as cores e reconhece que são diferentes. À base de repetir o nome de uma cor e ensinar-lhe objetos que contenham a mesma cor, aprenderá a distingui-las.

3. É capaz de comparar e relacionar dois objetos da mesma cor, graças ao processo natural evolutivo de amadurecimento cognitivo.

O processo de identificar o nome das cores se da a partir dos 16-18 meses. Nessa fase, o bebê mantém a atenção no que lhe falamos ou mostramos. Ao dizer “bola azul” ou “lápis vermelho”, facilitamos o aprendizado.

Como ensinar as cores às crianças?

Há uma gama de possibilidades de ensinar as cores às crianças. Isso rende uma publicação. No post Jogos educativos para aprender as cores, você encontra uma série de atividades, exercícios, jogos e brincadeiras que favorecem o aprendizado das cores.

Em síntese, é importante não ter pressa para que a criança aprenda. Primeiramente, tenha em conta as cores primárias. Através dos blocos de empilhar ou de construção, é possível ensinar as cores.

Uma dica muito usual é ensinar uma cor de cada vez. Por exemplo, brincar de o dia da cor. Se escolher o vermelho, nesse dia procurar que o vermelho predomine no dia a dia. Dessa forma, vestir uma peça de roupa vermelha, brincar com brinquedos vermelhos, indicar objetos de cor vermelho, seja em casa como na rua.

Se o bebê já tem mais de dois anos, pode pedir que ele identifique os objetos em vermelho que encontre pelo caminho. Isso permitirá que distinga a cor em relação às demais.

Como ensinar as cores às crianças

Há variadas atividades que podemos empregar para ensinar as cores. No post Como ensinar as cores às crianças, contamos como tem sido nossa experiência e que atividades temos utilizado para que Laura aprenda as cores.

Atividades para Educativas crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

Posts relacionados

Hexágonos coloridos para imprimir e montar

Atividade para trabalhar a atenção: reconhecer as partes do círculo

Atividades sobre animais marinhos

Atividade sobre os distintos tons de azul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *