Como construir um entorno emocional seguro para nossos filhos?

0 218

Devemos ser capazes de propiciar um ambiente no qual nossos filhos se sintam protegidos. Bom, você pode acreditar que, pelo simples fato de ser pai ou mãe, já garante à criança a sensação de estar protegido. No entanto, não é assim. Muitas vezes, nossas atitudes acabam desestabilizando o entorno emocional. Por exemplo, quando gritamos com a criança, batemos nela ou a ameaçamos, acabamos por transmiti-lhes a mensagem de que ser obedientes significa ter medo de seus próprios pais.

Independente da idade da criança, há uma série de ações que podemos colocar em prática para conseguir um entorno emocional seguro, garantindo uma experiência de crescimento positiva a nosso lado.

Construindo um entorno emocional seguro

Seja paciente

Independente do que você acredita que já é paciente. Pois, seja mais. Se os adultos cuidadores nos mostramos dispostos a dar o espaço necessário, a criança cresce sentindo que o mundo é um lugar hostil, onde suas emoções não estão validadas.

Pergunte-lhe o que sente

Ajudar a criança a identificar o que sente é uma forma de dar nome às suas emoções, de que saiba que é seguro se expressar e de que é capaz de reconhecer as emoções que transitam em seu ser.

Observe sua conduta

Devemos ser os maiores observadores de nossos filhos. Apenas pelo modo como se comporta durante um jogo, pode nos dar pistas de que algo pode não estar indo bem. Caso perceba algo diferente, aborde-os com empatia e respeito.

Esteja disponível

Sua disponibilidade para a criança deve ser sempre física e emocionalmente. Olhe-o nos olhos. Deixe o celular de lado. Escute-o com interesse.

Ajude seu filho a conter as emoções

Muitas vezes, em situações de raiva, desespero, angústia, podemos ajudar a criança a conter suas emoções. Para isso precisa ser capaz de aprender a conter a suas próprias.

Faça-o saber o quanto o ama

É muito importante que a criança se sinta amado. Isso faz com que se sinta seguro e protegido por seus pais e/ou cuidadores. Ela precisa saber que sua presença é importante e completa sua vida. Demonstre-lhe afeto e amor.

Leituras recomendadas

Antes de encerrar esta publicação, recomendo a vocês a leitura de alguns posts com tema relacionado que podem ajudá-lo a compreender mais a importância de validar as emoções das crianças.

Inteligência Emocional

Na seção Inteligência Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do autocontrole emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Descubra mais:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.