Como criar crianças criativas?

0

A criança consegue ver o mundo com outros olhos. Tem a capacidade de interpretar a realidade à sua maneira e transformar o ordinário em extraordinário. Somos nós que, com o passar da infância engessamos sua criatividade.

Um exemplo claro é a atividade de colorir e pintar. Quando começam a fazer seus primeiros rabiscos,  tentamos relacionar o seu resultado abstrato a algo concreto. Sempre perguntamos: “o que você desenhou aqui? Uma bola? Um carro?”. Por que temos que dar forma a algo que é abstrato?

E, se não bastasse, pouco a pouco enchemos nossas crianças com livros de colorir, deixando de dar-lhes a folha em branco e exprimir o que desejam.

Como disse, esse é um exemplo. Todo o tempo estamos tratando de minar a criatividade de nossos filhos, quando, em seu lugar, deveríamos fomentá-la.

Então, como criar crianças criativas?

As crianças aprendem brincando

Permita à criança ao menos duas horas diárias de jogo livre e não dirigido. Se você brincar com ele, siga a corrente. Não seja você a estabelecer o modo como brincarão. Prefira jogos desestruturados e de construção, pois fomentam a criatividade e a imaginação.

Crie um entorno criativo

É importante que, nas nossas casas, tenhamos um cantinho dedicado à criança. Nós, por exemplo, temos esse cantinho na sala. Uma mesinha e uma cadeirinha para que nossa filha possa brincar. Também facilito um ambiente preparado para a pintura. Crie um espaço como um mural para que as crianças possam se expressar. Também um espaço de jogos onde se sintam bem para criar.

Proponha desafios e metas alcançáveis

A criança deve sentir-se contente porque é capaz de realizar os retos. Evitar frustrações desnecessárias é importante para o seu desenvolvimento psicológico. Mas, claro, devemos oferecer desafios e metas alcançáveis mas o suficientemente difíceis para estimulá-la.

Não encha a criança de atividades e obrigações

Menos extraclasse melhor. A criança precisa ter tempo livre para brincar. É primordial que tenha tempo para a imaginação e a espontaneidade.

Leia contos e invente histórias

Preencha a vida de seu filho com histórias e leitura de contos. Além de ampliar o vocabulário, permitimos que nossos filhos possam conhecer universos imaginados e, assim, possm também inventar seus próprios mundos.

Proporcione-lhes novas experiências

Se você mora em cidade de praia, permita à criança conhecer a montanha. Se você vive na serra, permita à criança ir à praia. Se vive em apartamento, leve seu filho ao parque para brincar ao ar livre ao menos uma vez ao dia.

Realize atividade criativas

Leve as crianças ao museu ou a galerias de arte, acompanhe-as ao teatro ou ao cinema, leve-as a oficinas de criação.

Ajude a desenvolver seu pensamento crítico

Converse muito com seu filho. Sempre que volte da escola, por exemplo, busque saber como foi seu dia. Converse sobre seus sentimentos e emoções. Busque saber o que sentiu em determinada situação. Ajude-o a refletir as possibilidades de solução para os problemas. Converse até mesmo sobre o mais óbvio.

Demonstre seu interesse

Sempre que a criança quiser falar com você, dedique-lhe atenção. Demonstre que conhece seus gostos e preferências. Realize atividades que englobe coisas que a deixam contente.

Demonstre interesse pelo que faz

Cada vez que a criança aponte soluções interessantes a um problema, demonstre o quanto se orgulha. É importante que ela saiba que sua opinião conta em casa.

Limite o tempo diante da televisão, do computador, do ipad ou do celular

Não se trata de proibir, mas de dar um tempo limitado de uso. A criança deve ter tempo livre para brincar. Se a criança não sabe o que fazer ou com que brincar, motive-o a fazer alguma atividade. Dedique seu tempo para ajudá-lo a ocupar o tempo com outras coisas.

Seja você o modelo de criatividade para seus filhos

As crianças tem nos pais seu maior exemplo. Para eles é muito mais importante o que você faz do que o que você diz.

você pode gostar também

Comentários

Loading...