Como ensinar ao filho que ninguém pode tocar seu corpo

0 385

O tema da sexualidade infantil é algo que me preocupa muito e imagino que a todos vocês que são pais também. No nosso país, na maioria dos casos de violência sexual infantil, o agressor faz parte do círculo de convivência da criança. Pensem bem! O perigo está logo aqui, ali e acolá! Uma das formas de prevenir o abuso sexual infantil é explicar a nossos filhos que ninguém pode tocar seu corpo.

É fundamental que eles tenham informação e conhecimento suficiente para que possam saber o que fazer se alguém tenta tocar seu corpo, em especial suas partes íntimas. Por exemplo, quando alguém faz algo que não goste, a criança deve buscar uma pessoa segura, afastar-se da pessoa indesejada, gritar, correr. Daí também que não forcemos a criança a ter contato físico por crenças de que isso é um requisito de boa educação. Nada de obrigar a criança com um “cumprimenta fulano”, “dá um beijo nele”, “e o abraço do tio”. Se a criança não deseja esse afeto, não obrigue. O corpo é da criança e devemos permitir que ela coloque essa barreira. É essa uma forma de que aprenda a estabelecer limites e, à medida que cresça, tenha uma sexualidade mais responsável.

Como ensinar ao filho que ninguém pode tocar seu corpo

1. Mostre à criança que o corpo é dela e que ninguém pode toca-lo sem sua permissão.

2. Diga-lhe como se chama cada parte de seu corpo.

3. Fale com seu filho sobre o direito a recusar carinho que não goste, ainda que seja de um familiar.

4. Ensine-o a dizer NÃO com firmeza, quando tentem obriga-lo a fazer o que não quer.

5. Pratique sobre a diferença de um segredo bom e um mau.

6. Ninguém pode olhar ou tocar as partes íntimas de seu corpo, que são as cobertas por sua roupa interior.

Compartilhe e ajude a acabar com a violência sexual infantil

A conscientização é sempre a melhor arma para acabar com qualquer mal social. Preparar nossos filhos para saber o que fazer em uma situação em que se veja forçado a fazer o que não quer, é uma forma de evitar que algo de ruim lhe passe.

Deixo aqui uma imagem que compartilhamos em nosso Instagram (@eucriandocomapego). Compartilhe!

Como ensinar ao filho que ninguém pode tocar seu corpo 01

Educação Emocional

Na seção Inteligência Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do autocontrole emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Descubra mais:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.