Educação InfantilMétodo MontessoriSER CRIANÇASER PAIS

Como escolher uma cama casinha Montessori perfeita para seu filho

A cama casinha está de moda em nosso país. Para falar a verdade, também em todo o mundo, muitos pais tem optado por esse modelo de cama, dado à sua beleza estética e à proximidade com a filosofia Montessori. Muitos a chamam cama montessoriana. Na realidade, todos os pais estamos apaixonados pela cama casinha. Seu desenho é simplesmente mágico e dá muito jogo na hora de fazer a decoração do quarto.

Artistas como Thais Fersoza e Deborah Secco optaram pela cama casinha para suas filhas. Ambas são projetos de Mama Lu Boutique, empresa de decoração e consultoria para quartos Baby e kids. No entanto, apenas a de Maria Flor, filha de Deborah Secco poderia ser considerada uma cama montessoriana. E vamos explicar o porquê.

A máxima de Montessori é “Ajuda-me a fazer por mim mesmo“. Nesse sentido, os ambientes – móveis e objetos – devem estar aptos para o uso e as capacidades da criança para que explore o mundo com liberdade de movimento. No caso da cama casinha de Melinda, filha de Thaís Fersoza e Michel Teló, a criança não desfruta dos benefícios que uma cama montessoriana deveria lhe proporcionar. Ou seja, pode ser uma cama casinha, mas NÃO é montessoriana. Já, a caminha de Maria Flor, a menina pode gozar de liberdade para subir e descer a qualquer momento.

Claro, ambas as camas são maravilhosas. Mas, como vimos, não basta ter o formato de uma casinha para ser Montessori. É preciso seguir que esteja adaptada aos princípios do método.

Como escolher uma cama casinha para meu filho

Já que semeamos a dúvida sobre que casa caminha deveríamos escolher para que seja Montessori, vamos explicar os benefícios que o lugar de descanso deve proporcionar a nossos filhos.

Fomentar a autonomia e a independência das crianças

Essa deve ser a principal vantagem de escolher uma cama montessoriana. Seu acesso e tamanho devem permitir que seu filho suba e desça da cama quando desejar. Dessa forma vão adquirindo mais autonomia.

quarto montessoriano

Então, fora kit cama montessoriana que bloqueia o livre movimento. Não tenha medo de que seu filho caia da cama. Para dar-lhe segurança, coloque um tapete debaixo da cama e travesseiros ou almofadas que possam amortecer a queda. Aliás, não há uma grande queda, pois lembre-se que a cama está a nível do chão. Muitas vezes o medo nos condiciona e acabamos por limitar nossos filhos em realizar movimentos que fariam super bem se confiamos neles.

São mais seguras

Acabamos de mencionar o quanto o medo nos condiciona. Queremos que nossos filhos durmam seguros. A cama montessoriana tem, justamente, uma dessas funções. Ao estar, praticamente, ao mesmo nível do chão, suas possibilidades de cair e se machucar são infinitamente menores. Então repetimos, fora kit cama montessoriana e excesso de barras protetoras. Como muito, coloque uma meia barra que apenas projeta a criança de uma possível queda. Ou, como nós, que espalhamos almofadas para que possa amortecer a queda. Fica o registro: nossa pequena nunca caiu. E acrescendo: ela tem um berço montessori que está a nível do chão e lhe permite a liberdade de movimento. Veja mais no post sobre quarto montessoriano.

Promove a saúde de sua coluna

Um dos benefícios mais conhecidos de que as crianças durmam em uma cama apoiada no chão, tal como os estilos tatami, é que os colchões ajudam a manter uma postura correta da coluna vertebra.

Estimula sua aprendizagem e liberdade

O berço com a quatro barras fechadas, ou uma cama casinha cercada, como a da Melinda, representa uma espécie de “prisão”. Os bebês, mais cedo ou mais tarde, tentam sair e as barras os impedem. Com uma cama Montessori, tem total liberdade para mover-se por seu quarto e descobrir tudo o que se encontra em seu entorno.

Muito mais que uma cama

Como vocês veem, os benefícios da cama casinha são muitas. Dão ao quarto das crianças um toque moderno e diferente, posto que se apresentam como acolhedoras casinhas de madeira. São um lugar original, divertido e seguro, onde nossos pequenos podem dormir com tranquilidade.

Muito mais do que um local de dormir, por ser aconchegante, pode ser usado como:

  • Espaço de leitura.
  • Espaço de descanso. Uma rede pode ser fenomenal para o bebê.
  • Uma cabana de jogos para aquelas tardes chuvosas.

Inspire-se!

Para o final ficam mais imagens de cama casinha para que você se inspire na hora de fazer a sua. Ah, e tenha em conta de que você pode ter uma a baixo custo. Na internet há vários tutoriais sobre como fazer uma cama casinha montessoriana.

Fotos @Pinterest

Exemplos de cama casinha que NÃO é Montessori!

Não faz falta colocar muitos exemplos. Basicamente, nestas camas sobram grades e rolinhos de segurança. São igualmente lindas, mas não estão adaptadas ao método.

Fotos @Pinterest

>> Na nossa web você encontra muitas dicas de como montar uma casa Montessori com ambientes preparados para fomentar a autonomia das crianças.

tudo-sobre-casa-montessori

Método Montessori

Uma das filosofias na área da educação que mais nos apaixona é o Método Montessori. Buscamos seguir seus fundamentos na criação e educação da nossa filha. Preparamos nossa casa para que Laura tivesse tudo a seu alcance e também lhe oferecemos propostas de material, brinquedos e atividades inspiradas em montessori. Tudo isso compartilhamos aqui na web. Acesse e confira:

Ordem em casa

Ordem em casa é uma seção do nosso blog para ajudar-nos a organizar melhor nosso lar para facilitar o desenvolvimento da criança e a harmonia entre os membros da familia. Aprenderemos como organizar um guarda-roupa, uma playroom, como guardar brinquedos ou como dobrar as distintas peças de roupa de nossos filhos. Também abordaremos os distintos ambientes preparados, segundo Montessori.

Posts relacionados

Observando as cores das borboletas

Transferência de líquido com conta-gotas

Parede de escalada para o quarto das crianças

Primeiro contato com a torre rosa Montessori

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *