Como fazer gnomos Waldorf – passo a passo

0 271

Compartilhava em outra publicação, uma linda proposta de atividade inspirada na pedagogia Waldorf. Tratava-se de um lindo jardim de gnomos. Para quem não sabe, a fantasia ocupa um papel importante na educação Waldorf. Os contos de fada propiciam à criança o desenvolvimento da imaginação e da criatividade. Dessa forma, gnomos, fadas e duendes compõem os mundos criados pelas crianças. Nesta publicação, deixo para vocês um DIY super fácil de como fazer gnomos Waldorf.

Esses seres fantásticos são protagonistas de muitos contos. E poder te-los em casa é um recurso importantíssimo para ativar a capacidade imaginativa inata nas crianças. Além disso, uma oportunidade de fomentar a expressão linguistica, já que a criança cria e recria narrativas. São personagens únicos para o teatro de mesa

Gosto muito dos gnomos Waldorf porque são de materiais naturais e qualquer um de nós pode fazer em casa. Confesso que ainda não coloquei a mão na massa, mas só de topar com estes dois modos simples de fazer os gnomos, vou me atrever. Mostrarei o resultado da minha empreitada em outra publicação.

Essa poderia, perfeitamente, ser uma proposta de atividade para crianças a partir dos 9 – 10 anos. Ou antes, se a criança está preparada para trabalhar com a agulha. Essa é uma manualidade muito interessante. Além de trabalhar a concentração, também favorece o desenvolvimento da coordenação motora fina.

Por aqui ficam duas propostas das mãos de De mi casa al mundo.

Como fazer gnomos Waldorf

Gnomos de lã cardada

Materiais: 

  • Lã cardada natural e de cores
  • agulhas de bater

como fazer gnomos waldorf 02

Passo a passo

1. Cortamos um pedaço de uns 5×20 cm (esta medida é para fazer um gnomo pequeno, como o da foto) e o enrolamos bem apertadinho formando um cilindro. Isso vai ser o corpo do gnomo.

como fazer gnomos waldorf 03

2. Fincamos um pouco com a agulha para ir fixando as fibras e dando mais forma. Quanto mais fincado, mais duro vai estar. É importante fincar mais a base, para que fique mais forme e, assim, o gnomo possa ficar de pé.

como fazer gnomos waldorf 06

A agulha de bater tem uma espécie de ganchinhos minúsculos que permitem ir entrelaçando as fibras de lã cada vez que fincamos. É uma técnica muito simples, além de ser desestressante.

3. É o momento de fazer a cabeça. Com um pedaço de lã, mais ou menos o dobro de longo que o corpo, fazemos um nó e a parte que fique mais lisa e bonita a colocamos para frente sobre o do cilindro. Essa será a cara. Fixamos os extremos pelos lados da agulha.

como fazer gnomos waldorf 07

como fazer gnomos waldorf 08

como fazer gnomos waldorf 09

como fazer gnomos waldorf 10

4. Para vesti-lo, cobrimos todo o corpo com lã cardada da cor que queremos. Podemos colocar-lhes algum detalhe se queremos, com outra cor. Para que fique fixa a l~å, não faz falta fincar muito. Em seguida se aderem as fibras ao corpo.

como fazer gnomos waldorf 11

5. Para fazer o gorrinho, colocamos um pouco de lã de cor e o fixamos sobre a cabeça. Enrolamos a lã para cima, fincando com a agulha. Assim vamos dando forma.

como fazer gnomos waldorf 12

como fazer gnomos waldorf 13

como fazer gnomos waldorf 14

6. É o momento de acrescentar outros detalhes, como a barba ou os detalhes que queiramos.

como fazer gnomos waldorf 15

Se queremos fazer personagens femininos, simplesmente coloque um penteado que quiser com a lã. As opções são infinitas: tranças, rabos de burro, coques…). A técnica é a mesma usada com as fadas Waldorf.

como fazer gnomos waldorf 16

Gnomos do bosque com feltro

Outra forma muito fácil de fazer gnomos do bosque é usar o feltro e enchê-lo com lã. Desde um molde que você pode ampliar ou reduzir segundo o tamanho que desejar, poderá fazer em um momentinho.

como fazer gnomos waldorf 17
Clique na imagem e arraste para o seu Desktop. Dê a imprimir e a utilize como molde para fazer as fadas.

Coloque o molde sobre o feltro e recorte a peça. Dobre pela metade e costure por diante o gorrinho. Também pode usar ponto de cruz para costurar. Depois, pela parte do pescoço, faça uma preguinha e um nó para unir ambos os lados. O último é encher com lã.

Convém que finque a lã um pouco com a agulha de bater, sobretudo pela base, para que fique mais dura e possa aguentar de pé.

como fazer gnomos waldorf 18

Então, você se anima?!

Reggio Emilia

Dedicamos uma seção para abordar aspectos da pedagogia Reggio Emilia, bem como trazer propostas de atividades que favoreçam o desenvolvimento de nossas crianças.

Atividades para crianças

Atividades para crianças é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.